Diretor de Comunicação
Alberto Rodrigo Paiva
(11) 3358-1777
alberto@sintratel.org.br
Atendimento à Imprensa
Alberto Rodrigo Paiva
(11) 3358 1777
(11) 98506 5589
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Plano de Atuação
As metas apresentadas baseiam-se no desenvolvimento de compromissos do mandato da diretoria vigente e têm como objetivo o planejamento e o detalhamento da atuação de cada diretoria no cotidiano do Sintratel:
*Representar política e sindicalmente a categoria e a entidade.
*Regulamentação da categoria em TELEMARKETING.
*Apoiar a organização dos Jovens Trabalhadores na UGT.
*Telemarketing é retratado na CBO (veja abaixo): Além da importância da CBO para os trabalhadores e categorias profissionais, os dados coletados no documento também são de suma importância.
*Fazer-se representar junto à UGT e a fóruns sindicais e sociais dos quais participa.
*Planejar e organizar entidades similares em outros estados.
*Organizar a Federação Nacional dos Trabalhadores em Telemarketing.
*Participar eventualmente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações e Informática, bem como do debate sobre estruturação de ramos de atividade.
*Consolidar o Sintratel Campinas e o Sintratel Ribeirão Preto.
*Planejar a interiorização e expansão do sindicato para as principais cidades.
*Encaminhar a criação de Organização por Local de Trabalho (Comissão por Empresa).
*Potencializar o papel do cipeiro como representante de base.
*Realização do Congresso dos Trabalhadores em Telemarketing para organizar a categoria e debater a situação do paÃs e do rumo econômico, a partir de delegados eleitos nas principais empresas.
*Realizar Campanha de Sindicalização.
*Ampliar o serviço do Departamento de Telemarketing da entidade; ampliaçães dos convênios e edição de guia de serviços.
*Fixar Normas e Regras Administrativas do Sindicato.
*Estruturar o departamento de Comunicações do Sintratel, com o desenvolvimento de um plano para a área.
*Implementar um sistema de telemarketing - Central de Relacionamento com o Trabalhador(a) - visando aprimorar a comunicação com a categoria.
*Divulgar o Sintratel em novas empresas.
*Editar boletins específicos sempre que necessário.
*Desenvolver estudos e pesquisas sobre a situação do setor de telemarketing . Interlocução junto a organismos especializados para parcerias e contatos. Pesquisar a categoria a partir da homologação.
*Lutar contra a precarização do trabalho, realizando fiscalizações organizadas (Blitz) a empresas que desrespeitam os direitos dos trabalhadores, em especial cooperativas fraudulentas, empresas que não registram a CTPS e que não cumpram a convenção coletiva.
*Estudar possíveis ações jurídicas coletivas relacionadas às demandas de toda a categoria.
*Ampliar a assistência jurídica ao associado.
* Encaminhamento para os CEREST ( Centro de Referencia do Trabalhador), para avaliação de doenças ocupacionais.
*Ampliar o Centro de Formação Profissional, com a melhoria na qualidade e na divulgação do curso de telemarketing, bem como o aumento do número de vagas e diversificação dos cursos oferecidos.
*Investir na reelaboração das aulas de "Noções de Cidadania", visando melhorar sua qualidade e sua função de formação sindical dos trabalhadores que passam pelos nossos cursos.
*Realização de cursos periódicos para a formação sindical e política da diretoria.
*Realizar seminários temáticos e debates de formação para a categoria.
*Acompanhamento cotidiano das CIPA's (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Estruturação de um encontro periódico de cipeiros da categoria.
*Organizar grupo de estudo sobre doenças profissionais. Discussão de luta comum em conjunto com categorias com grande incidência de enfermidade e com a UGT. Parceria com organizações médicas e científicas para o debate da questão. Apoio no encaminhamento clínico e jurÃídico aos trabalhadores.
*Realizar Seminários sobre a Saúde do Trabalhador.
*Discutir e definir um calendário geral de eventos permanentes do Sindicato.
Criação do "Espaço Cultural Sintratel", com realização de oficinas e atividades nas diversas áreas da cultura.
*Estruturação da Colônia de Férias dos trabalhadores em Telemarketing.
*Ampliação do número de convênios e benefícios prestados aos associados, desenvolvendo, junto à tesouraria, essas iniciativas, com maior divulgação do Guia de Convênios.
*Estruturar a Comissão de Mulheres do Sintratel.
*Realizar atividade e organizar a Comissão de Trabalhadores(as) Negros.
*Participar das discussões sobre meio ambiente, drogas, violência, entre outras questões prementes.
Percepções e proposições sobre a organização do Trabalho em Telemarketing
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação - CBO o trabalho no setor de telemarketing é diversificado e a família telemarketing classificação 4223 abarca profissionais com perfis e atividades diferenciadas e conforme a descrição sumaria da CBO esses profissionais atendem usuários, oferecem produtos, prestam serviços de informação ao cliente, realizam vendas, cobranças, prestam serviços técnicos, analise de crédito e de qualquer documentos relacionados aos clientes das mais variadas relações comerciais.
Assim, esse grupo de empregados encontra-se como setor de funcionários intermediá¡rios entre as operações tradicionais (ativa e receptiva) CBO 4223/05/10 e as modalidades técnica CBO 4223/15 utilizado outras tecnológica e conhecimento para desenvolver o trabalho na central de atendimento.
Vale salientar que a gratificação de todos os funcionários passa pela garantia de um salá¡rio e bonificação (comissão/premiação) diferenciada conforme sua função, a exemplo do que já é praticado no mercado.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÃO (CBO)
LinK: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTituloResultado.jsf
4223-15 |
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4223-15 |
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4223-15 |
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4201-35 |
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4223 |
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4223-05 |
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4223-20 |
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4223-20 |
Proposta de valorização dos trabalhadores em telemarketing
Tipo de operação |
Analise da atividade laboral |
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Operação receptiva SAC |
Atendimento através do telefone ao cliente para esclarecer quaisquer questões relacionadas ao produto/serviço comercializado pelo tomador de serviço. |
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Opera. Ativa - venda |
Abordagem do publico através do tele fone a fim de que realizar a aquisição por estes de produtos e serviços comercializados pelo tomador de serviço |
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Opera. Hibrida |
Atendimento através do telefone ao cliente para esclarecer quaisquer questões relacionadas ao produto/serviço e durante o contato pode comercializar os novos serviços e produtos disponibilizados pelo tomador de serviço |
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Opera. Retenção = Operação especializada exemplos: Paulista serviços, Ingresso Fácil |
Acolhe a reclamação do cliente através do telefone e busca solucionar o problema mantendo o serviço ou utilização do produto modificando a oferta ou uso do mesmo a fim de garantir a satisfação do cliente. |
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Opera. Back Office assistente no Ponto de atendimento/tmk operação Especializada Exemplo; Uranet, Net Shoes ... |
Podem ter formação profissional diferenciada; acadêmica/ técnica / treinamento especifico Tem como objetivo acolher a reclamação do cliente indireta ou diretamente , utilizando alem do telefone outros recursos para realizar o trabalho (internet, sistemas de informação cadastrais, analise investigativa dentre outras. Eles buscam solucionar o problema mantendo o serviço ou utilização do produto e se preciso propondo a modificação do uso a fim de garantir a satisfação do cliente. Esses profissionais podem auxiliar a supervisão da central depurando dados para o envio dos mesmos aos superiores hierárquicos e auxilia na qualidade do atendimento. |
Outros grupos laborais
Bilíngue exemplos ; Sitel, Teletech.. |
Atendem, abordam e encaminha qualquer procedimento junto ao cliente e para estabelecer o relacionamento comercial utiliza a sua capacidade de falar o idioma do cliente. Assim, esse profissional pode desenvolver a sua atividade em qualquer operação de telemarketing, ativa, respectiva, hibrida, técnica dentre outras. |
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Operação técnica - exemplos Porto Seguro, Paulista Saúde, In House... |
Atendem, e encaminham e aplicam diversos procedimento junto ao cliente e para estabelecer o relacionamento comercial utiliza a sua capacidade técnica.
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Conheça seu sindicato
Porquê viemos?
No intuito de ter quem defenda os interesses da sua categoria profissional, trabalhadores em telemarketing e os operadores de rádio-chamada se organizaram e formaram o Sintratel, mesmo sendo atividades profissionais tão recentes.
O Sintratel foi fundado em 1992, quando jovens operadores de telemarketing quiseram um sindicato só para pensar suas necessidades e dificuldades.
Até então, as empresas escolhiam o sindicato que lhes interessava, o que desaguava em condições de trabalho penosas e salários abaixo do que conquistamos hoje com o Sintratel.
Outro problema que enfrentávamos, é que nenhum sindicato alheio a categoria dava soluções as demandas decorrentes das condições de saúde de quem trabalha nas operações. Expostas ao exaustivo trabalho repetitivo e a pressão por metas e pontuações, a tendinite, a laringite, a perda de audição, sindromes do pânico e burnout ou riscos psicológicos de uma atividade estressante são ameaças garantidas na vida destes trabalhadores.
Com o ponta-pé inicial do Sintratel São Paulo, outros municípios e estados também se organizaram.
Associad@s, é tudo seu!
Atualmente, mesmo com a trágica Reforma Trabalhista e o fim das contribuições confederativa e sindical, o Sintratel encontra-se totalmente estruturado em sede própria, contando com: departamento jurídico, convênios médico e odontológico, colônia de férias, centro educacional, eventos de formação e lazer e convenção coletiva, graças ao árduo trabalho realizado em defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores da categoria, que acreditando nessa atuação se associam ao sindicato.
Qualquer profissional da categoria devidamente associado pode recorrer à assessoria jurídica do sindicato, participar das atividades de lazer, cultura e formação, ou usufruir dos benefícios que vão desde lazer à educação, perpassando pela saúde e atendimento jurídico.
Procuramos ainda recolocar e/ou remanejar profissionais no mercado através dos cursos e parcerias institucionais. Sendo assim, noss@s associad@s profissionais de telemarketing ativo ou receptivo, podem usufruir desse universo de vantagens. Enfim, telepesquisas, assistência por telefone, televendas, telecobrança, atendentes, telechecadores, teleanalistas, operadores de rádio chamada, dentre outros, que fazem parte da família telemarketing, conforme estabelecido no CBO (Código Brasileiro de Ocupação) 4223.
Procure-nos. Estamos à sua disposição!
Sintratel - Sindicato das(os) Trabalhadoras(es) em Telemarketing de São Paulo e Grande São Paulo
Rua Frederico Steidel 255 - Santa Cecilia -S.Paulo / SP - Cep 01225-030
Telefone : (11) 9.8139-6422 ou 9.7037-9063
Subsede Osasco: Rua Machado de Assis, Centro de Osasco
Telefone: (11) 3862-1721 / 2863-8806
email: sintratel@sintratel.org.br
O ato começou na Avenida Paulista e, neste momento, os manifestantes ocupam um dos sentidos da Avenida Consolação, com destino ao Theatro Municipal, no centro da capital.
Esta é a 11ª edição da Marcha da Consciência Negra e, este ano, segundo Dennis Oliveira, coordenador do Coletivo Quilombação, o protesto engloba sete eixos principais de luta: a reforma política, em que pedem o fim do financiamento privado nas campanhas políticas; a reforma da mídia, em que defendem a democratização da mídia; a desmilitarização da polícia e o fim dos autos de resistência; a destinação de mais recursos para as políticas de inclusão social; a implantação das leis antirracismo; o direito de expressão das religiões de matriz africana; e contra o machismo e a violência contra a mulher negra.
“Esta é uma marcha que a gente faz pela décima primeira vez na cidade de São Paulo. O objetivo principal é dizer o que significa a consciência negra não só para nós, negros, como para toda a sociedade brasileira”, disse Flávio Jorge Rodrigues da Silva, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen).
Segundo ele, o ato vai terminar este ano no Theatro Municipal porque o local é um dos símbolos da luta do movimento negro. “O Theatro Municipal tem uma importância muito grande para nós, negros e negras, porque foi onde realizamos nossas primeiras manifestações públicas do movimento negro recente, em julho de 1978, nas escadarias do municipal, em plena ditadura”, lembrou.
De acordo com Silva, duas lutas são fundamentais no ato de hoje. A primeira é a reforma política.“Nos sentimos subrepresentados no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais”, disse. A segunda, envolve a juventude negra. “Há um genocídio da juventude negra brasileira. Então, para nós, a desmilitarização da polícia e o fim dos autos de resistência são questões centrais”, acrescentou.
Rafael Costa, da União Nacional dos Estudantes, ainda destacou a questão envolvendo a maioridade penal. “Também estamos nas ruas para dizer que somos contra a redução da maioridade penal que não só não resolverá o problema de segurança pública como aumentará o encarceramento principalmente da juventude negra e periférica”, disse. “Está em curso no Brasil um verdadeiro genocídio da juventude negra, onde 75% dos jovens assassinados são negros”, ressaltou.
Antes da caminhada ao Theatro Municipal, quando o ato ainda estava concentrado no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), a artista plástica Olívia Vitória fez uma performance tirando toda a sua roupa e a substituindo por colares no pescoço e lenços amarrados na cabeça e na parte de baixo do corpo. Segundo ela, a performance demonstrava um ritual da estética afro. “Fiz isso em homenagem a Dandara, Zumbi e a todos os meus ancestrais negros”, explicou. “Vim aqui hoje na tentativa de mostrar para a sociedade o que é a estética afrodiaspórica. Por que as pessoas não se vestem mais assim?”, indagou.
Fonte: Brasil de Fato