Na manhã de sexta-feira, 14 de junho, a sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel) foi palco de um encontro significativo, organizado pela entidade. O evento contou com a presença do deputado estadual Marcolino e da presidente do Instituto Lula e vice-presidente da CUT-SP, Ivone Silva. Com um público engajado, o encontro abordou temas cruciais para os trabalhadores do setor e questões políticas de relevância nacional.
Marco Aurélio, presidente do Sintratel, abriu o evento com uma homenagem póstuma a Valmira Luzia da Silva, diretora do sindicato que faleceu recentemente. “Infelizmente, nossa companheira Valmira nos deixou. Ela foi uma guerreira e seu legado, suas lutas e suas pautas, nós seguiremos com determinação”, declarou emocionado.
Em seguida, Marco Aurélio agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de eleger representantes comprometidos com pautas progressistas. Ele enfatizou que, com as eleições se aproximando, é essencial que os trabalhadores estejam informados sobre os candidatos que realmente defendem seus interesses. "Precisamos escolher líderes que se preocupem com os trabalhadores e suas famílias", afirmou.
Um dos pontos centrais da fala de Marco Aurélio foi a crítica aos programas de jovem aprendiz no setor de telemarketing. Ele apontou que, muitas vezes, esses programas são utilizados pelas empresas como uma forma de reduzir encargos trabalhistas sem oferecer um aprendizado real aos jovens. “Temos jovens de 19 anos ganhando mil reais, trabalhando como aprendizes em funções que não têm nada a ver com aprendizagem. Enquanto isso, trabalhadores de 18 anos, com contrato CLT, estão ao lado deles, recebendo todos os benefícios da convenção do sindicato. É uma situação inacreditável”, criticou.

Análise da Conjuntura Política
O deputado estadual Marcolino reiterou o compromisso de seu mandato com a categoria de telemarketing e fez uma análise abrangente da conjuntura política em níveis municipal, estadual e federal. Ele destacou as ações do governo federal, que recolocou a população mais pobre no orçamento da nação e abordou a recuperação econômica e social do país.
Marcolino falou sobre a importância da vitória de Lula, enfatizando os desafios ambientais, a diminuição do desemprego, o aumento do ganho salarial da população, a reforma tributária e as ações para tirar novamente o Brasil do mapa da fome. “O presidente Lula está enfrentando grandes desafios e está fazendo progressos aos poucos, mas significativos”, afirmou o deputado.
Ivone Silva, presidente do Instituto Lula e vice-presidente da CUT-SP, reforçou a necessidade de eleger políticos com um histórico de compromisso com o social. Ela destacou que apenas através de governos comprometidos com as demandas populares será possível alcançar avanços significativos. “Precisamos de representantes que realmente se importem com o bem-estar da população e lutem por justiça social”, afirmou.
Ivone também expressou sua indignação em relação ao Projeto de Lei 1904/2024, que prevê punições severas para mulheres ou meninas estupradas que optem pelo aborto. Ela compartilhou um caso de abuso ocorrido em uma instituição bancária, onde a vítima foi estuprada por um superior e enfrentou grandes dificuldades para garantir seus direitos. “Esse projeto é uma afronta aos direitos das mulheres. Precisamos lutar contra ele e proteger nossas trabalhadoras”, destacou.

Reflexões sobre a Importância do Legislativo
Marciso Moura, responsável pela Secretaria Geral de Comunicação e Imprensa do Sintratel, ressaltou a importância de se focar não apenas nos cargos majoritários durante o processo eleitoral, mas também no legislativo. Ele destacou que os legisladores têm o poder de influenciar diretamente as políticas e ações dos cargos majoritários. “Os eleitos para o legislativo podem fazer com que os presidentes, governadores e prefeitos fiquem reféns das suas vontades e interesses. Precisamos estar atentos e eleger aqueles que realmente representam os interesses dos trabalhadores”, concluiu.
O encontro do Sintratel reforçou a necessidade de mobilização e união dos trabalhadores em defesa de seus direitos e destacou a importância de uma representação política comprometida com a justiça social e o bem-estar coletivo.

WhatsApp Image 2024 06 17 at 17.18.12

WhatsApp Image 2024 06 17 at 17.18.11 1