Se participamos a conquista é ainda maior!!! 

A pauta de reivindicações 2019 dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telemarketing já foi entregue no final de novembro ao Sintelmark (entidade patronal) pelo Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing).

Com o seu protocolo, o Sindicato garantiu a data base da categoria, 1º de janeiro, o que é muito importante para a categoria, pois se as negociações se estenderem, todos os reajustes serão retroativos à esta data, o que evita ainda mais prejuízos aos trabalhadores.

Na pauta tratamos tanto das questões sociais, quanto das econômicas, principalmente na valorização dos salários e na dignidade nos ambientes de trabalho. Buscando, assim, melhor qualidade de vida nas operações, onde sabemos que as metas e pontuações causam tremendo desgaste físico e psicológico, e que as vendas, cobranças, recuperação de crédito, upgrade, fidelização, retenção e tantas outras formas de atendimento fazem parte do nosso cotidiano.

Mas a forma como se dá esta organização do trabalho deve preservar a saúde mental e física dos que laboram, combatendo as práticas de assédio moral e tantas outras condutas insalubres que vivenciamos nas operações.

Reajuste Salarial

Sabemos que a realidade econômica do país não é das melhores, vivemos um período extenso de recessão, uma grande taxa de desemprego e até o momento não há projeções de melhoras. Assim, entendemos que a manutenção dos postos de trabalho deve ser nossa principal meta. Mas sem perder de vista a valorização dos salários destes que cumprem sua tarefa cotidianamente.

Apesar das dificuldades, temos que recompor o desgaste que a inflação proporcionou aos nossos salários. Trabalhamos com a projeção da inflação para o período que, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) é de 4,56%. Além disso, trazer nos benefícios uma forma de repor as perdas que ao longo do tempo desgastaram nosso poder de compra.

 

Cláusulas Econômicas

Piso salarial: R$977,00 – R$1.021,55
 
Piso para supervisores: R$1584,91
 
Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de R$232,20 
 
Auxílio creche: R$ 171,42 (filhos até 36 meses)
Vale Alimentação: 
 
R$7,83 - R$ 10,00 (jornada de 6h/dia) 
R$ 10,80 - R$ 15,00 (para jornadas acima de 6h/dia)

Cláusulas Sociais

Em relação as cláusulas sociais, o Sintratel visa dar amplitude à sua campanha de resgate da qualidade de vida nos ambientes de trabalho, através de  cláusulas que  sejam benéficas a categoria, visando a saúde e o bem estar, tais como: 

·         Garantia à gestante;

·         aviso prévio com a quitação da projeção conforme lei 12.506;

·         quitação das RVs (Remunerações variáveis), Comissões: obrigatoriedade das quitações das somas das transações comerciais bem sucedidas (upgrade/cobrança/resgate/vendas dentre outras), premiações: pagamento das premiações considerando a mesma para acelerar o pagamento das comissões;

·         garantia de renda aos afastados por adoecimento ou internação, em que os empregados poderão contar com seguro durante o período de tratamento, assim como em caso de fatalidades;

Devemos ressaltar, além desses itens, a garantia de Saúde e Seguridade no trabalho, em que seguimos o anexo II da NR 17, que estabelece regras especificas para as empresas de Call Center e extingue normas absurdas, que antes eram impostas ao trabalhador(a) em telemarketing, como a imposição de limites e acompanhamento nas idas ao banheiro, dentre outras.

Venha somar nessa luta, que também é sua. 

Seja na P.A., no refeitório, na sala de descompressão, ou em qualquer lugar... 
...converse com os amigos e amigas, curta e compartilhe essa ideia. 
Pois é um direito que temos, e se participamos a conquista é ainda maior!!!