Nesta terça-feira (31/05) a diretoria do Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing de SP), representada pelo presidente da entidade, Marco Aurélio C. de Oliveira, e o secretário de Saúde e Bem estar, Roberto Pires, participaram de uma reunião com a diretoria do DIESAT - Dep. Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho, representado por Edison Flores (presidente), Alex Fonseca (diretor), Rogério (diretor) e Eduardo Bonfim (assessor) a fim de reafirmar a participação nessa organização dos trabalhadores em que diferentes sindicatos, trabalhadores (as) e profissionais de saúde estudam sobre as condições de trabalho de diversas categorias, sobre os índices de acidentes e doenças profissionais, além do reconhecimento de doenças relacionadas ao trabalho e a assistência à saúde aos trabalhadores. A reunião foi realizada de forma remota (virtual) possibilitando mesmo que à distância a realização do debate.

"Hoje reafirmamos nosso compromisso na luta pela defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras enquanto entidade sindical e vamos encampar as campanhas implementadas pelo DIESAT, onde a saúde e o bem estar dos (as) que trabalham, assim como a segurança nos ambientes de trabalho, devem ser nossa prioridade", apontou, Roberto Pires.

Nas comemorações dos 30 anos do Sintratel, que se comemora em 04 de julho de 2022, a entidade realizará várias ações reforçando a qualidade de vida com condições dignas nos locais de trabalho e através da Campanha de Combate às doenças ocupacionais/relacionadas ao trabalho e ao adoecimento precoce, em parceria com o DIESAT, favorecendo milhares de profissionais abrangidos (as) pelo sindicato.

São 3 décadas de lutas e glórias.
Continuar em movimento é a nossa missão...
...Sintratel 30 anos!!!

DIESAT:

História - A importância da existência e do fortalecimento da Saúde do Trabalhador

O Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho – DIESAT – é um órgão criado pela iniciativa de uma série de entidades sindicais que compreenderam a importância da luta pela saúde dos trabalhadores, e dispuseram-se a incorporá-la em suas atividades cotidianas de reivindicações e atuação efetiva sobre os ambientes de trabalho, a organização do trabalho, a política previdenciária, o aprimoramento dos serviços de saúde, a prevenção de doenças e mortes determinadas no dia a dia de trabalho, a aplicação e implementação da legislação trabalhista atinente, bem como para o despertar crescente dos trabalhadores e da sociedade como um todo para o grave problema das precárias condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora.

O DIESAT é responsável pelas primeiras e principais pesquisas e estudos sobre a saúde dos trabalhadores, produzidas em conjunto e com a participação ativa dos sindicatos e trabalhadores. Estes estudos diferenciavam-se das pesquisas desenvolvidas na época, que apresentavam uma tendência comum de mascarar os verdadeiros fatores dos acidentes e doenças, responsabilizar (culpabilizar) o trabalhador pelos acidentes partindo de uma noção individualista, além de não abordar a organização do trabalho como origem dos acidentes e doenças.

O DIESAT é hoje um importante assessor técnico dos conteúdos relacionados ao trabalho e saúde e é mantido por seus filados – sindicatos, federações, confederações de trabalhadores – e também pelos recursos provenientes de estudos, pesquisas, cursos e assessorias realizadas.