Sintratel Cultural

As obras do francês Jean-François Rauzier costumam despertar dúvidas sobre o real e o virtual nos observadores. Isto porque o artista mescla fotografia e manipulação digital para criar novas imagens, de tons surrealistas.

Tais imagens, dispostas em painéis, compõem a exposição “Hiperfoto – Brasil”, em cartaz nos corredores do CCSP - Centro Cultural São Paulo de 16 de março a 6 de maio. A mostra ocorre de terça-feira a domingo e tem entrada grátis.

Nos últimos quatro anos, o artista francês tomou o Brasil como protagonista de seus trabalhos: a exuberância do Rio de Janeiro, o sincretismo de Salvador, a arquitetura imponente de Brasília e, na última fase de seu projeto, a arquitetura, o cotidiano e as contradições da megalópole que é São Paulo.

Com curadoria de Marc Pottier e idealização de Bertrand Dussauge, o projeto já passou pelas outras três cidades retratadas. A edição de São Paulo apresenta ao público cerca de 100 trabalhos, entre hiperfotos e hipervídeos – parte deles ainda inéditos, recriações de uma série de espaços da cidade.

Esta técnica de colagem foi batizada como hiperfotografia em referência ao termo hiper-realismo adotado pelo psicanalista francês Jacques Lacan, para quem a realidade humana é constituída pela articulação do real, do simbólico e do imaginário.

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar