Categorias

Plano de Atuação

As metas apresentadas baseiam-se no desenvolvimento de compromissos do mandato da diretoria vigente e têm como objetivo o planejamento e o detalhamento da atuação de cada diretoria no cotidiano do Sintratel:

*Representar polí­tica e sindicalmente a categoria e a entidade.

*Regulamentação da categoria em TELEMARKETING.

*Apoiar a organização dos Jovens Trabalhadores na UGT.

*Telemarketing é retratado na CBO (veja abaixo): Além da importância da CBO para os trabalhadores e categorias profissionais, os dados coletados no documento também são de suma importância.

*Fazer-se representar junto à  UGT e a fóruns sindicais e sociais dos quais participa.

*Planejar e organizar entidades similares em outros estados.

*Organizar a Federação Nacional dos Trabalhadores em Telemarketing.

*Participar eventualmente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações e Informática, bem como do debate sobre estruturação de ramos de atividade.

*Consolidar o Sintratel Campinas e o Sintratel Ribeirão Preto.

*Planejar a interiorização e expansão do sindicato para as principais cidades. 

*Encaminhar a criação de Organização por Local de Trabalho (Comissão por Empresa).

*Potencializar o papel do cipeiro como representante de base.

*Realização do Congresso dos Trabalhadores em Telemarketing para organizar a categoria e debater a situação do país e do rumo econômico, a partir de delegados eleitos nas principais empresas.

*Realizar Campanha de Sindicalização.

*Ampliar o serviço do Departamento de Telemarketing da entidade; ampliaçães dos convênios e edição de guia de serviços.

*Fixar Normas e Regras Administrativas do Sindicato.

*Estruturar o departamento de Comunicações do Sintratel, com o desenvolvimento de um plano para a área.

*Implementar um sistema de telemarketing - Central de Relacionamento com o Trabalhador(a) -  visando aprimorar a comunicação com a categoria.

*Divulgar o Sintratel em novas empresas.

*Editar boletins especí­ficos sempre que necessário.

*Desenvolver estudos e pesquisas sobre a situação do setor de telemarketing . Interlocução junto a organismos especializados para parcerias e contatos. Pesquisar a categoria a partir da homologação.

*Lutar contra a precarização do trabalho, realizando fiscalizações organizadas (Blitz) a empresas que desrespeitam os direitos dos trabalhadores, em especial cooperativas fraudulentas, empresas que não registram a CTPS e que não cumpram a convenção coletiva.

*Estudar possí­veis ações jurídicas coletivas relacionadas às demandas de toda a categoria.

*Ampliar a assistência jurídica ao associado.

* Encaminhamento para os CEREST ( Centro de Referencia do Trabalhador), para avaliação de doenças ocupacionais.

*Ampliar o Centro de Formação Profissional, com a melhoria na qualidade e na divulgação do curso de telemarketing, bem como o aumento do número de vagas e diversificação dos cursos oferecidos.

*Investir na reelaboração das aulas de "Noções de Cidadania", visando melhorar sua qualidade e sua função de formação sindical dos trabalhadores que passam pelos nossos cursos.

*Realização de cursos periódicos para a formação sindical e polí­tica da diretoria.

*Realizar seminários temáticos e debates de formação para a categoria.

*Acompanhamento cotidiano das CIPA's (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Estruturação de um encontro periódico de cipeiros da categoria.

*Organizar grupo de estudo sobre doenças profissionais. Discussão de luta comum em conjunto com categorias com grande incidência de enfermidade e com a UGT. Parceria com organizações médicas e cientí­ficas para o debate da questão. Apoio no encaminhamento clí­nico e jurÃídico aos trabalhadores.

*Realizar Seminários sobre a Saúde do Trabalhador.

*Discutir e definir um calendário geral de eventos permanentes do Sindicato. 
Criação do "Espaço Cultural Sintratel", com realização de oficinas e atividades nas diversas áreas da cultura.

*Estruturação da Colônia de Férias dos trabalhadores em Telemarketing.

*Ampliação do número de convênios e benefí­cios prestados aos associados, desenvolvendo, junto à tesouraria, essas iniciativas, com maior divulgação do Guia de Convênios.

*Estruturar a Comissão de Mulheres do Sintratel. 

*Realizar atividade e organizar a Comissão de Trabalhadores(as) Negros.

*Participar das discussões sobre meio ambiente, drogas, violência, entre outras questões prementes.

 

Percepções e proposições sobre a organização do Trabalho em Telemarketing 

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação - CBO o trabalho no setor de telemarketing  é diversificado e a famí­lia telemarketing classificação 4223 abarca profissionais com perfis e atividades diferenciadas e conforme a descrição sumaria da CBO esses profissionais atendem usuários, oferecem produtos, prestam serviços de informação ao cliente, realizam vendas, cobranças, prestam serviços técnicos, analise de crédito e de qualquer documentos relacionados aos clientes das mais variadas relações comerciais.

Assim, esse grupo de empregados encontra-se como setor de funcionários intermediá¡rios entre as operações tradicionais (ativa e receptiva) CBO 4223/05/10 e as modalidades técnica CBO 4223/15 utilizado outras tecnológica e conhecimento para desenvolver o trabalho na central de atendimento.

Vale salientar que a gratificação de todos os funcionários passa pela garantia de um salá¡rio e bonificação (comissão/premiação) diferenciada conforme sua função, a exemplo do que já é praticado no mercado.

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÃO (CBO)

LinK: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTituloResultado.jsf

Atendente central telemarketing

4223-15

   

Atendente de informações (telemarketing)

4223-15

   

Atendente de telemarketing

4223-15

   

Encarregado de telemarketing

4201-35

   

Operador de atendimento receptivo (telemarketing)

4223-15

   

Operador de suporte técnico (telemarketing)

4223-20

   

Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

4223-05

   

Operador de teleatendimento hí­brido (telemarketing)

4223-10

   

Operador de telemarketing ativo

4223-05

   

Operador de telemarketing ativo e receptivo

4223-10

   

Operador de telemarketing bilí­ngue

4223-20

   

Operador de telemarketing especializado

4223-20

   

Operador de telemarketing (operações hí­bridas)

4223-10

   

Operador de telemarketing receptivo

4223-15

   

Operador de telemarketing técnico

4223-20

   

Operadores de telemarketing

4223

   

Supervisor de telemarketing e atendimento

4201-35

   

Teleoperador ativo (telemarketing)

4223-05

   

Teleoperador de apoio (telemarketing)

4223-20

   

Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

4223-20

   

Proposta de valorização dos trabalhadores em telemarketing

Tipo de operação

 

 Analise da atividade laboral

Operação receptiva SAC

 

 Atendimento através do telefone ao cliente para  esclarecer  quaisquer  questões relacionadas  ao produto/serviço  comercializado  pelo  tomador de  serviço.

Opera. Ativa - venda

 

Abordagem do publico através do tele fone a fim de que realizar  a  aquisição  por  estes  de produtos e  serviços  comercializados  pelo  tomador de  serviço

Opera. Hibrida

 

Atendimento através do telefone ao cliente para  esclarecer  quaisquer  questões relacionadas  ao produto/serviço e  durante  o  contato  pode comercializar  os  novos  serviços  e  produtos  disponibilizados   pelo  tomador de  serviço

Opera. Retenção  =

 Operação  especializada  exemplos: Paulista  serviços, Ingresso  Fácil 

 

 Acolhe a reclamação do cliente  através do  telefone  e  busca  solucionar  o  problema  mantendo  o serviço ou utilização  do  produto   modificando  a  oferta  ou uso  do mesmo  a  fim  de garantir  a  satisfação  do  cliente.

Opera. Back Office  assistente no Ponto de atendimento/tmk  operação 

Especializada

Exemplo; Uranet, Net Shoes ...

 

  Podem ter formação profissional  diferenciada; acadêmica/ técnica /  treinamento  especifico Tem  como  objetivo  acolher   a  reclamação  do  cliente   indireta  ou  diretamente   , utilizando  alem  do  telefone  outros recursos  para realizar  o  trabalho  (internet, sistemas de  informação  cadastrais, analise  investigativa  dentre outras.  Eles  buscam     solucionar  o  problema  mantendo  o serviço ou utilização  do  produto  e  se  preciso  propondo  a    modificação  do  uso   a  fim  de garantir  a  satisfação  do  cliente. Esses profissionais podem auxiliar  a supervisão da central  depurando  dados para  o envio  dos  mesmos  aos  superiores  hierárquicos e auxilia na qualidade do atendimento.

 

Outros grupos laborais

Bilí­ngue  exemplos ; Sitel, Teletech..

 

Atendem, abordam e encaminha qualquer  procedimento  junto  ao  cliente e  para  estabelecer  o relacionamento  comercial  utiliza  a sua capacidade de  falar  o  idioma  do  cliente.  Assim, esse profissional pode desenvolver a sua  atividade em  qualquer  operação    de telemarketing, ativa, respectiva, hibrida, técnica dentre  outras.

Operação técnica  - exemplos Porto  Seguro, Paulista  Saúde, In House...

 

Atendem,  e encaminham e  aplicam   diversos   procedimento  junto  ao  cliente e  para  estabelecer  o relacionamento  comercial  utiliza  a sua capacidade técnica.

 

Conheça seu sindicato

 

Porquê viemos?

 
No intuito de ter quem defenda os interesses da sua categoria profissional, trabalhadores em telemarketing e os operadores de rádio-chamada se organizaram e formaram o Sintratel, mesmo sendo atividades profissionais tão recentes.

 

O Sintratel foi fundado em 1992, quando jovens operadores de telemarketing quiseram um sindicato só para pensar suas necessidades e dificuldades.

Até então, as empresas escolhiam o sindicato que lhes interessava, o que desaguava em condições de trabalho penosas e salários abaixo do que conquistamos hoje com o Sintratel.

 

Outro problema que enfrentávamos, é que nenhum sindicato alheio a categoria dava soluções as demandas decorrentes das condições de saúde de quem trabalha nas operações. Expostas ao exaustivo trabalho repetitivo e a pressão por metas e pontuações, a tendinite, a laringite, a perda de audição, sindromes do pânico e burnout ou riscos psicológicos de uma atividade estressante são ameaças garantidas na vida destes trabalhadores.

 

Com o ponta-pé inicial do Sintratel São Paulo, outros municípios e estados também se organizaram.

 

Associad@s,  é tudo seu! 


Atualmente, mesmo com a trágica Reforma Trabalhista e o fim das contribuições confederativa e sindical, o Sintratel encontra-se totalmente estruturado em sede própria, contando com: departamento jurídico, convênios médico e odontológico, colônia de férias, centro educacional, eventos de formação e lazer e convenção coletiva, graças ao árduo trabalho realizado em defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores da categoria, que acreditando nessa atuação se associam ao sindicato.

 

Qualquer profissional da categoria devidamente associado pode recorrer à assessoria jurí­dica do sindicato, participar das atividades de lazer, cultura e formação, ou usufruir dos benefí­cios que vão desde lazer à educação, perpassando pela saúde e atendimento jurídico.

 

Procuramos ainda recolocar e/ou remanejar profissionais no mercado através dos cursos e parcerias institucionais. Sendo assim, noss@s associad@s profissionais de telemarketing ativo ou receptivo, podem usufruir desse universo de vantagens. Enfim, telepesquisas, assistência por telefone, televendas, telecobrança, atendentes, telechecadores, teleanalistas, operadores de rádio chamada, dentre outros, que fazem parte da família telemarketing, conforme estabelecido no CBO (Código Brasileiro de Ocupação) 4223.

 

Procure-nos. Estamos à sua disposição!

Exibir mapa ampliado

 

Sintratel - Sindicato das(os) Trabalhadoras(es) em Telemarketing de São Paulo e Grande São Paulo

Rua Frederico Steidel 255 - Santa Cecilia -S.Paulo / SP  -  Cep 01225-030
Telefone : (11)
9.8139-6422 ou 9.7037-9063

 

Subsede Osasco: Rua Machado de Assis, Centro de Osasco

Telefone: (11) 3862-1721  /  2863-8806

 

email: sintratel@sintratel.org.br

20-11-14-ato paulistaPara comemorar o Dia da Consciência Negra, movimentos negros foram às ruas em São Paulo para pedir por reforma política e da mídia, desmilitarização da polícia e pela destinação de mais recursos para as políticas de inclusão social. Cerca de 500 pessoas, segundo a Polícia Militar, participam do ato, que reúne baterias de escola de samba, passistas e baianas, além de religiosos.

O ato começou na Avenida Paulista e, neste momento, os manifestantes ocupam um dos sentidos da Avenida Consolação, com destino ao Theatro Municipal, no centro da capital.

Esta é a 11ª edição da Marcha da Consciência Negra e, este ano, segundo Dennis Oliveira, coordenador do Coletivo Quilombação, o protesto engloba sete eixos principais de luta: a reforma política, em que pedem o fim do financiamento privado nas campanhas políticas; a reforma da mídia, em que defendem a democratização da mídia; a desmilitarização da polícia e o fim dos autos de resistência; a destinação de mais recursos para as políticas de inclusão social; a implantação das leis antirracismo; o direito de expressão das religiões de matriz africana; e contra o machismo e a violência contra a mulher negra.

“Esta é uma marcha que a gente faz pela décima primeira vez na cidade de São Paulo. O objetivo principal é dizer o que significa a consciência negra não só para nós, negros, como para toda a sociedade brasileira”, disse Flávio Jorge Rodrigues da Silva, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen).

Segundo ele, o ato vai terminar este ano no Theatro Municipal porque o local é um dos símbolos da luta do movimento negro. “O Theatro Municipal tem uma importância muito grande para nós, negros e negras, porque foi onde realizamos nossas primeiras manifestações públicas do movimento negro recente, em julho de 1978, nas escadarias do municipal, em plena ditadura”, lembrou.

De acordo com Silva, duas lutas são fundamentais no ato de hoje. A primeira é a reforma política.“Nos sentimos subrepresentados no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais”, disse. A segunda, envolve a juventude negra. “Há um genocídio da juventude negra brasileira. Então, para nós, a desmilitarização da polícia e o fim dos autos de resistência são questões centrais”, acrescentou.

Rafael Costa, da União Nacional dos Estudantes, ainda destacou a questão envolvendo a maioridade penal. “Também estamos nas ruas para dizer que somos contra a redução da maioridade penal que não só não resolverá o problema de segurança pública como aumentará o encarceramento principalmente da juventude negra e periférica”, disse. “Está em curso no Brasil um verdadeiro genocídio da juventude negra, onde 75% dos jovens assassinados são negros”, ressaltou.

Antes da caminhada ao Theatro Municipal, quando o ato ainda estava concentrado no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), a artista plástica Olívia Vitória fez uma performance tirando toda a sua roupa e a substituindo por colares no pescoço e lenços amarrados na cabeça e na parte de baixo do corpo. Segundo ela, a performance demonstrava um ritual da estética afro. “Fiz isso em homenagem a Dandara, Zumbi e a todos os meus ancestrais negros”, explicou. “Vim aqui hoje na tentativa de mostrar para a sociedade o que é a estética afrodiaspórica. Por que as pessoas não se vestem mais assim?”, indagou. 

Fonte: Brasil de Fato

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