Categorias

Aldeia de Carapicuíba

FONTE http://www.carapicuiba.sp.gov.br/index.php/cultura/servicos/detalle/aldeia-de-carapicuiba

 

A Aldeia de Carapicuíba é a única entre as 12 Aldeias fundadas no século XVI, que se conservou. Sua fundação é considerada oficial em 12 de Outubro de 1580 e tombada em 1940 pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A igreja da Aldeia está localizada no centro da praça e foi construída em 1736, tinha como orago São João Batista. Atualmente o orago é Santa Catarina de Alexandria, nela existe um único altar-mór, que manteve a configuração da época - muito simples e interessante. O sacrário é de madeira e a porta conservada. Os sinos, na parte superior do coro, marcam com seu canto acontecimentos importantes. Bem em frente à porta se vê a cruz, colocada sobre um alto pedestal de tijolos. Essa visão lembra folclore, religião, família - intenção missionária da aldeia. Os padres vêm de outros locais para as missas na capela.

Na praça, em uma das casas ao lado da igreja está a Casa da Cultura onde pode-se conferir o acervo das imagens e objetos indígenas; esculturas que contam a história pelo seu estilo e arte.

Atualmente, o espaço da Aldeia é ocupado com eventos, como o Amigos da Viola e Festa de Santa Cruz.

 

PARQUE DA ALDEIA

O Parque da Aldeia é um parque público localizado na Aldeia de Carapicuíba. Suas principais atrações são um lago, com pista de caminhada ao seu redor, e uma oca indígena, construída em 2001 por índios da tribo Xavante, do Mato Grosso. Oferece estacionamento, banheiro público. O parque é totalmente aberto, sem portarias ou cercados.

Av Marginal do Ribeirao - Parque Jandaia - Carapicuiba

(11) 4164-5539

 

 

 

 

Receba demais dicas culturais e formação profissional, aproveite para interagir via WhatApp através do SINTRATEL CULTURAL.

Olá me envie um ZAP agora!!!

Envie mensagem para 19 98306 6724

sintratel.cultural@gmail.com

 

0
0
0
s2smodern