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Um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelou que 20,3% das crianças e dos adolescentes brasileiros de 4 a 17 anos têm o direito à educação violado.

De acordo com o documento, 13,8% estão na escola, mas são analfabetos ou estão em atraso escolar, e 6,5% estão fora da escola, em privação extrema.

Outro estudo, também do UNICEF, feito com base em dados do Censo Escolar 2018, revelou que mais de 2,6 milhões de alunos de escolas públicas municipais e estaduais no país foram reprovados ou abandonaram os estudos naquele ano.

Além disso, a edição de 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) apontou que 4 em cada 10 adolescentes brasileiros não conseguem identificar a ideia principal de um texto, ler gráficos, resolver problemas com números inteiros, e entender um experimento científico simples.

Para falar sobre o atual cenário da educação no Brasil, recebemos Irene Reis dos Santos, professora de português e espanhol com bacharelado e licenciatura pela USP, educadora da CORE – Comunidade Reinventando a Educação (entidade do terceiro setor que fomenta parcerias em prol da educação pública) e colunista do Observatório do 3° Setor.

Entre os assuntos abordados estão: os perigos do discurso da ‘educação como ferramenta salvadora’; os impactos da vulnerabilidade na educação; a amplitude da inclusão; os perigos de ignorar as desigualdades; o contexto da educação brasileira; os danos aos professores; e a influência familiar na educação.

O programa também teve o quadro ‘Você Conhece?’, que contou a história de Lima Barreto, famoso escritor brasileiro que foi internado em um hospício e teve a maioria de suas obras redescobertas e publicadas após sua morte.

Fonte: Observatório do Terceiro Setor 

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