Notícias

Um levantamento feito pela BBC News Brasil mostrou que já foram gastos R$ 145,5 milhões para pagar reembolsos de gastos com moradias de diplomatas brasileiros.

Os reembolsos de aluguel pagos aos diplomatas estão entre os maiores do governo federal – senadores da República, por exemplo, recebem R$ 5,5 mil, caso não usem apartamentos funcionais. Como, no entanto, não existem dados unificados sobre este tipo de pagamento em todos os poderes, é impossível afirmar com certeza que o auxílio-moradia recebido pelos diplomatas é o maior da República.

O maior reembolso, de US$ 17.057,29 (ou R$ 70.161,75), é pago a um diplomata do topo da carreira que vive e trabalha em Hong Kong, uma região administrativa especial da China e palco recente de protestos. Na outra ponta da pirâmide, o dinheiro seria suficiente para bancar o benefício médio do Bolsa Família em 2019 (de R$ 186,23) a 376 famílias.

O detentor do maior benefício mensal é o atual cônsul brasileiro em Hong Kong. Ingressou no Ministério das Relações Exteriores em 1974 e chegou ao topo da carreira (ministro de primeira classe, no jargão do Itamaraty) em 2004.

Outro diplomata brasileiro em Hong Kong também recebe mais de US$ 10 mil mensais para o aluguel. Para este segundo profissional, o Itamaraty banca um reembolso de US$ 11,9 mil mensais.

Ao contrário do cônsul, porém, este segundo diplomata não está no topo da carreira: ocupa hoje o posto de segundo-secretário (a progressão no Itamaraty começa pelo posto de terceiro-secretário, imediatamente abaixo daquele de segundo-secretário).

Em Nova York, onde o preço médio levantado pelo Deutsche Bank para um imóvel residencial é de US$ 2,9 mil mensais, o atual cônsul brasileiro recebe US$ 16 mil por mês para cobrir suas despesas com aluguel.

As informações desta reportagem foram obtidas pela BBC News Brasil por meio da ferramenta Siga Brasil, do Senado Federal. Os mesmos dados foram confirmados pelo Ministério das Relações Exteriores.

FONTE: https://observatorio3setor.org.br/