Site da Dataprev permite que trabalhador siga cada etapa do processo até a grana entrar na conta

 

Milhões de trabalhadores vão receber a primeira parcela do auxílio emergencial ainda nesta semana.

Para saber se é o seu caso, o candidato pode acessar o novo site do governo federal, dedicado à consulta da situação de cadastro, etapa por etapa.

 

Para acessar o site https://consultaauxilio.dataprev.gov.br o trabalhador precisa informar seu CPF, nome completo, nome de sua mãe e data de nascimento. O site está disponível para o acesso em Libras (língua de sinais).

 

Quem fez o recadastramento vai ser direcionado para a situação do novo pedido. Caso queira saber porque teve o primeiro pedido negado, a aba 1ª ANÁLISE vai informar.

 

Segundo o Ministério da Cidadania, nesta semana será concluída a análise de 17 milhões de pedidos, incluindo os de reanálises.

 

Quem fez o pedido entre os dias 23 e 30 de abril e tiver direito ao auxílio emergencial vai ter o valor depositado na conta até o final desta semana.

 

O pagamento não depende do calendário da segunda parcela. O trabalhador beneficiado vai receber a primeira parcela em até três dias depois de a Dataprev informar para a Caixa que o pedido foi aprovado.

 

Caso o site informe que o pagamento foi liberado, mas o dinheiro não esteja na conta, o trabalhador deve conferir se forneceu corretamente os dados bancários durante o preenchimento do cadastro.

 

Se alguma informação estiver errada, a grana vai parar em uma conta-poupança digital aberta, automaticamente, pela Caixa, que deverá ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

 

De acordo com a Caixa, mais de 500 mil beneficiários receberam pela conta digital porque erraram os dados bancários.

 

Como consultar o pedido

Acesse www.cidadania.gov.br/consultaauxilio ou https://consultaauxilio.dataprev.gov.br

Informe número do CPF, nome completo, nome completo da mãe do trabalhador e a data de nascimento, nos campos indicados

Clique em “Não sou um robô”

Clique em “Enviar”

O site vai informar se é a 1ª ou a 2ª análise do pedido do trabalhador e as etapas até a conclusão do processo

Entenda o que aparece na tela

Data de requerimento - é o dia em que o trabalhador fez pedido pelo site ou aplicativo da Caixa

 

Processamento - etapa em que a Dataprev confere se as informações passadas pelo trabalhador batem com a base de dados do governo federal

 

Resultado do processamento - quando a análise termina, a Dataprev informa nesta etapa sua conclusão: aprovado ou não aprovado

 

O motivo da reprovação do benefício é assinalado com um "X" vermelho no lado direito da tela

Envio para a Caixa - se o pedido está aprovado, a Dataprev informa a data de liberação do cadastro para a Caixa fazer o pagamento do auxílio e o valor do benefício

 

Data da consulta - é o dia que estiver acessando o site

 

Quem pode fazer um novo pedido

Dados inconclusivos

 

A nova chance é dada para quem deixou de preencher algum dado e, por isso, o governo não conseguiu avaliar se o trabalhador tem ou não direito ao auxílio emergencial

Nesse novo pedido do auxílio emergencial será possível corrigir as informações enviadas na primeira vez

A Caixa não informa qual foi o caso específico do trabalhador que levou à inconclusão dos dados, por isso preencha com atenção e revise os dados informados antes de concluir a solicitação

Exemplos:

 

O trabalhador marcou que é chefe de família, mas não informou nenhum familiar ou CPF de dependente

Informou um membro da família, mas com erros no número do CPF e na data de nascimento

Houve divergência entre os membros da família do candidato

Foi incluída no cadastro alguma pessoa da família com indicativo de óbito

Cadastro Único

 

Quem está no CadÚnico e foi reprovado para receber o auxílio emergencial, mas acredita ter direito ao benefício, pode fazer o pedido pelo site ou aplicativo da Caixa ou pelo novo site do Dataprev

Os dados serão analisados como se fosse a primeira solicitação

Perdeu o emprego recentemente

 

O profissional com carteira assinada que ficou desempregado no último pode precisar refazer a sua solicitação

A recente demissão pode ter sido comunicada à base de dados do governo após o pedido do auxílio emergencial feito pelo trabalhador

Neste caso, o benefício será negado, e o profissional pode tentar novamento, por meio de novo cadastro, que será analisado novamente pela Dataprev

ANOTAÇÃO NA CARTEIRA DE TRABALHO

 

Informar o governo sobre a contratação e a demissão de funcionários é responsabilidade das empresas

A comunicação pode ter até um ano de defasagem, dependendo de qual sistema é usado pelo governo para coletar os dados para o auxílio emergencial

A orientação do Ministério da Economia para quem tiver o benefício negado por causa de dados desatualizados é procurar a empresa

Como pedir o benefício

Aplicativo CAIXA Auxílio Emergencial

Site: auxilio.caixa.gov.br

 

Fontes: Caixa Econômica Federal, Ministério da Cidadania e Dataprev