O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá sua reaplicação nos próximos dias 9 e 16 deste mês para os candidatos que fizeram a solicitação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova. A reaplicação é permitida para casos específicos, mediante a solicitação prévia por parte dos candidatos.
Entre as situações, o exame se destina a candidatos que não compareceram em novembro de 2021 por estarem com sintomas de doenças contagiosas, como a covid-19, que tiveram problemas logísticos ou de infraestrutura, além de outras ocorrências que impossibilitaram a realização na data original. No caso de afastamento por doença, é obrigatório apresentar a documentação que comprove o caso, com diagnóstico, descrição da condição de saúde e assinatura do profissional competente.
Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.
Os resultados dos pedidos de reaplicação do Enem estão disponíveis na Página do Participante, onde também é possível acessar o cartão de confirmação de inscrição. Entre outras informações, o cartão contém número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que o inscrito deverá contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de prova.
Por Redação RBA