Mostra exibirá sete filmes, curtas e documentários nacionais que exploram a temática LGBT, além de curso que traz panorama histórico destas produções no País.
Filmes brasileiros que contam a história de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais são o destaque de um curso e mostra que acontecerá na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo. As atividades são gratuitas.
A Mostra de Cinema Nacional LGBT – Ficção e documentário, que começa na próxima sexta-feira (11), vai até o dia 20 de dezembro, é coordenada pelo cineasta brasileiro Lufe Steffen, diretor do documentário São Paulo em Hi-Fi, que resgata a era de ouro da noite gay paulistana, fazendo uma viagem pelas décadas de 1960, 70 e 80, com depoimentos de figuras que marcaram época, marcada pela ditadura militar e a epidemia da Aids. O longa abrirá o festival.
Meu Amigo Claudia, de Dacio Pinheiro, Tupiniqueens, de João Monteiro e Lampião da Esquina, de Lívia Perez são outros longas com temática LGBT, produzidos no Brasil, que serão exibidos na mostra. Além de Queer Terror Parte I e II, coletâneas de curtas que mesclam a temática LGBT ao gênero terror.
O curso LGBTs no Cinema Brasileiro, que tem início no dia 29 de novembro, será também ministrado pelo cineasta Lufe Steffen. Em quatro encontros, o objetivo é apresentar o panorama atual e histórico do cinema LGBT no Brasil.
A oficina traça uma linha do tempo dos personagens LGBTs que surgiram no cinema nacional desde o cinema mudo até a atualidade, com exibição comentada de trechos dos filmes mais importantes. As inscrições são individuais, gratuitas e serão encerradas no dia 23 de novembro. Apenas 20 vagas estão disponíveis. O curso é indicado para maiores de 16 anos.
Mostra de Cinema Nacional LGBT – Ficção e documentário
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
Data: de 11 de outubro a 29 de novembro
Horário: às 19h30, às sextas-feiras
*Retirar ingressos com uma hora de antecedência. Indicação: maiores de 18 anos.
Veja a programação completa:
11 de outubro - São Paulo em Hi-Fi (2016, direção Lufe Steffen)
18 de outubro - Lampião da Esquina (2016, direção Lívia Perez)
25 de outubro - Meu Amigo Claudia (2009, direção Dacio Pinheiro)
01 de novembro - Queer Terror Parte I – Coletânea de curtas brasileiros que mesclam a temática LGBT ao gênero terror
08 de novembro - Queer Terror Parte II – Coletânea de curtas brasileiros que mesclam a temática LGBT ao gênero terror
15 de novembro - Trash – Coletânea de curtas brasileiros que abordam a temática LGBT sob o viés da estética trash, flertando com o kitsch, o camp e o pop
22 de novembro - Tupiniqueens (2015, direção João Monteiro)
Curso LGBTs no Cinema Brasileiro
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
Inscrições: de 20 de setembro a 23 de novembro (20 vagas disponíveis)
Período do curso: 29 de novembro a 20 de dezembro
Horário: das 18h30 às 21h30, às sextas-feiras
Fonte: huffpostbrasil.com