Se participamos a conquista é ainda maior!!!
A pauta de reivindicações 2019 dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telemarketing já foi entregue no final de novembro ao Sintelmark (entidade patronal) pelo Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing).
Com o seu protocolo, o Sindicato garantiu a data base da categoria, 1º de janeiro, o que é muito importante para a categoria, pois se as negociações se estenderem, todos os reajustes serão retroativos à esta data, o que evita ainda mais prejuízos aos trabalhadores.
Na pauta tratamos tanto das questões sociais, quanto das econômicas, principalmente na valorização dos salários e na dignidade nos ambientes de trabalho. Buscando, assim, melhor qualidade de vida nas operações, onde sabemos que as metas e pontuações causam tremendo desgaste físico e psicológico, e que as vendas, cobranças, recuperação de crédito, upgrade, fidelização, retenção e tantas outras formas de atendimento fazem parte do nosso cotidiano.
Mas a forma como se dá esta organização do trabalho deve preservar a saúde mental e física dos que laboram, combatendo as práticas de assédio moral e tantas outras condutas insalubres que vivenciamos nas operações.
Reajuste Salarial
Sabemos que a realidade econômica do país não é das melhores, vivemos um período extenso de recessão, uma grande taxa de desemprego e até o momento não há projeções de melhoras. Assim, entendemos que a manutenção dos postos de trabalho deve ser nossa principal meta. Mas sem perder de vista a valorização dos salários destes que cumprem sua tarefa cotidianamente.
Apesar das dificuldades, temos que recompor o desgaste que a inflação proporcionou aos nossos salários. Trabalhamos com a projeção da inflação para o período que, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) é de 4,56%. Além disso, trazer nos benefícios uma forma de repor as perdas que ao longo do tempo desgastaram nosso poder de compra.
Cláusulas Econômicas
Cláusulas Sociais
Em relação as cláusulas sociais, o Sintratel visa dar amplitude à sua campanha de resgate da qualidade de vida nos ambientes de trabalho, através de cláusulas que sejam benéficas a categoria, visando a saúde e o bem estar, tais como:
· Garantia à gestante;
· aviso prévio com a quitação da projeção conforme lei 12.506;
· quitação das RVs (Remunerações variáveis), Comissões: obrigatoriedade das quitações das somas das transações comerciais bem sucedidas (upgrade/cobrança/resgate/
· garantia de renda aos afastados por adoecimento ou internação, em que os empregados poderão contar com seguro durante o período de tratamento, assim como em caso de fatalidades;
Devemos ressaltar, além desses itens, a garantia de Saúde e Seguridade no trabalho, em que seguimos o anexo II da NR 17, que estabelece regras especificas para as empresas de Call Center e extingue normas absurdas, que antes eram impostas ao trabalhador(a) em telemarketing, como a imposição de limites e acompanhamento nas idas ao banheiro, dentre outras.
Venha somar nessa luta, que também é sua.
Seja na P.A., no refeitório, na sala de descompressão, ou em qualquer lugar...
...converse com os amigos e amigas, curta e compartilhe essa ideia.
Pois é um direito que temos, e se participamos a conquista é ainda maior!!!