No próximo dia 4 de julho, graças à lei estadual no. 10.826, de 22 de junho de 2001, será celebrado o “Dia do Telemarketing”. A data está inscrita no Calendário Oficial do Estado de São Paulo.
Na época, em pleno exercício do mandato de deputado estadual, tomamos a iniciativa de propor a homenagem a esta categoria importante. O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado.
A categoria de trabalhadores e trabalhadoras em telemarketing é relativamente nova. O próprio sindicato de São Paulo foi fundado em 1992 e busca representar um segmento profissional que surge com o avanço nas áreas de comunicações e tecnologia de informação.
O profissional da área atua na promoção de vendas de produtos, prestação de serviços, assistência técnica e outras tarefas correlatas. Suas ferramentas de trabalho são o telefone, o chat e WhatsApp (atendimento por escrito e multicanais).
Vale lembrar que esta atividade é muito penosa e a categoria de telemarketing, além de lutar por salários e outros benefícios, precisa de uma atenção especial com a área da saúde.
O próprio Sintratel, no portal da entidade, informa que doenças ocupacionais como tendinite, laringite, perda de audição, síndrome do pânico e burnout atingem de forma desproporcional a categoria.
Uma característica importante da categoria é que ela é formada majoritariamente por mulheres, negros e jovens, além de incorporar uma grande representatividade de LGBTQI+.
Por tudo isso, ao mesmo tempo em que se celebra o Dia do Telemarketing, é importante reafirmar a importância de fortalecer o sindicato, trincheira de luta para salvaguardar e ampliar as conquistas dessa categoria que tem como marca importante a inclusão de segmentos discriminados na sociedade.
Nesse rumo, deve-se avançar na sindicalização e organização nos locais de trabalho, realizar cursos de formação e participar das atividades sindicais que integram o amplo leque de opções que a entidade propicia aos sindicalizados.
Viva o dia 4 de Julho, Dia do Telemarketing! Parabéns Sintratel pela vitoriosa trajetória de defesa classista da categoria!
(*) Nivaldo Santana, ex-deputado estadual de São Paulo e secretário Sindical Nacional do PCdoB