Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos por dois mandatos consecutivos, afirmou que “o Brasil foi um líder no passado, seria uma pensa se deixasse de ser”. Obama deu a declaração a jornalistas do Grupo Globo no domingo (15), no contexto de sua participação no programa Conversa com Bial, que vai ao ar na “TV Globo” na madrugada desta terça-feira (17).
As informações são do site de “O Globo”.
Obama está lançando nesta terça-feira o primeiro volume de suas memórias, “Uma terra prometida”, um livro de 751 páginas que no Brasil será publicado pela editora Companhia das Letras.
Como parte da divulgação de lançamento, o ex-presidente americano conversou no último domingo, de Washington, com a editora-executiva Flávia Barbosa, de “O Globo” e Pedro Bial.
Na entrevista, Obama comentará sobre a pandemia de covid-19, a vitória de seu ex-vice, Joe Biden, nas eleições americanas deste ano, o estado da democracia nos Estados Unidos e a relação com o Brasil.
Perguntado pelos jornalistas sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro que, ao rebater posições de Biden sobre a Amazônia, disse que "quando acabar a saliva, tem que ter pólvora", Obama reforçou o papel do Brasil na questão ambiental e destacou: “O Brasil foi um líder no passado, seria uma pena se deixasse de ser”.]
Ele afirmou ainda ter a esperança de que, com novo governo em Washington, haja "uma oportunidade de redefinir essa relação". “Sei que Biden vai enfatizar que a mudança climática é real, que Estados Unidos e Brasil têm um papel de liderança a desempenhar”.
A entrevista com Obama também estará no site e na versão impressa de “O Globo” na manhã de terça-feira.
Fonte: Valor Econômico