Presidente afirmou que conversa com os donos das grandes redes de supermercados, a fim de manter os preços de produtos básicos.

 

Durante visita à cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que está pedindo apoio a intermediários e donos de grandes redes de supermercados para evitar a alta do valor dos alimentos básicos. O vídeo circula nas redes sociais e foi postado no canal oficial do presidente no YouTube.

 

A alta dos itens da cesta básica tem sido debatida em todo o país, inclusive pela Associação do Setor de Supermercados, que divulgou, nesta quinta-feira (3), uma carta alertando para o aumento. Desde o início da pandemia de Covid-19, a procura por esses alimentos cresceu, justamente por haver mais pessoas consumindo dentro de casa.

 

No vídeo, publicado nas redes sociais, o presidente questiona se a população sente o aumento no preço do arroz, feijão e óleo, e diz que está se reunindo com representantes para debater o assunto. “Acabei de conversar com um intermediário, vou conversar logo mais com a Associação dos Supermercados”, diz.

 

Bolsonaro ainda afirma que não fará nada "no grito", e que "ninguém vai dar canetada" em lugar nenhum. Ainda conforme o presidente, o aumento nos preços se deu porque a população recebeu o dinheiro do auxílio emergencial. “O pessoal começou a gastar um pouco mais, muito papel na praça, a inflação vem”.

 

“Estamos conversando, estou pedindo um sacrifício, um patriotismo, para os grandes donos de supermercados, para manter o preço na menor margem de lucro”, finaliza.

 

Bolsonaro no Vale do Ribeira

O presidente chegou ao Vale do Ribeira nesta quinta-feira (3), onde cumpriu agenda oficial. Ele participou da apresentação do projeto de uma ponte em Pariquera-Açu e de outra em Eldorado, orçadas em R$ 26 milhões e com entrega prevista para 2023. Nos dois eventos, apareceu sem máscara.

 

Nesta sexta, o presidente saiu – sem máscara – para tomar café em uma pastelaria de Eldorado. Depois, passou na casa da mãe, que mora na cidade.

 

Por volta das 11h30, Bolsonaro seguiu de carro para Registro, onde visitou um posto da Polícia Rodoviária.

 

O retorno a Brasília estava programado para esta sexta, porém, a assessoria de imprensa informou que ele irá ficar na capital paulista, porque neste sábado (5) irá visitar a nova pista do Aeroporto de Congonhas.

 

 

A Polícia Militar informou que Bolsonaro deixou a região do Vale do Ribeira na tarde desta sexta, rumo à São Paulo.

 

Essa foi a segunda vez que Bolsonaro visitou a região desde que foi eleito. Em junho de 2019, ele fez uma visita à mãe e aos irmãos em Eldorado. Ele também visitou e almoçou em Miracatu, cidade que também fica localizada no Vale.

 

Fonte: G1