Destacando as condições de trabalho perpetuamente precárias, falta de pessoal e baixa remuneração que os trabalhadores de asilos são forçados a suportar globalmente, os sindicatos de todo o mundo se reuniram, em 1º de outubro, para exigir um # ShieldAgainstCOVID19 para melhorar o setor de cuidados e proteger os idosos.

“Hoje, trabalhadores de lares de idosos e seus sindicatos de todos os cantos do planeta estão levantando suas vozes para exigir dignidade no trabalho e as ferramentas e recursos para construir um # ShieldAgainstCOVID19,” disse Christy Hoffman, Secretária Geral da UNI Global Union. “Vimos em primeira mão como o coronavírus está varrendo as casas de saúde, matando residentes em taxas sem precedentes e infectando cuidadores também. É doloroso e frustrante, mas sabemos que podemos fazer melhor em mantê-los seguros se os cuidadores tiverem as ferramentas e o suporte corretos. Governos e empregadores em todo o mundo agora têm a oportunidade de melhorar as condições de trabalho no cuidado de longo prazo, fazendo parceria com sindicatos de assistência e incutindo um novo nível de humanidade e dignidade ao setor ”.

A lista de queixas e deficiências estruturais no setor de cuidados de longo prazo é longa e avassaladora - e na época do COVID-19, os problemas foram agravados pelo trágico tributo humano causado pela mais devastadora crise de saúde em um século. Como a pandemia continua a ter um impacto devastador na saúde da população e na economia global, os prestadores de cuidados estão exigindo melhores condições de trabalho para os trabalhadores de asilos com salários decentes, melhores equipes, locais de trabalho seguros e representação sindical.

# ShieldAgainstCOVID19 precisa de boas condições de trabalho

Os níveis de pessoal, em muitos países, não são altos o suficiente para fornecer cuidados de alta qualidade - especialmente durante uma pandemia, onde mais atenção e cuidados detalhados são necessários. Mas, como vimos durante a pandemia de COVID19, sindicalizado pode fazer a diferença. O último estudo sobre o assunto conduzido em Nova York mostra que os centros de saúde sindicalizados tiveram uma mortalidade impressionante de 30 por cento menor em comparação com instalações sem sindicatos de trabalhadores de saúde. Os centros de cuidados de longa duração com funcionários sindicais tendem a ter mais trabalhadores com melhor formação e salários mais elevados. Os sindicatos também exigem mais acesso a equipamentos de proteção e protocolos de prevenção de infecções mais fortes. E já sabemos há algum tempo que taxas mais altas de pessoal resultam em melhor qualidade de atendimento para os residentes e um ambiente de trabalho mais positivo que reduz o esgotamento, estabiliza a força de trabalho e economiza dinheiro a longo prazo.

Investimento em cuidados necessários

“Mais investimento do governo é necessário para fazer as melhorias necessárias para a indústria de cuidados. Infelizmente, na esteira de um dos maiores pacotes de resgate na UE e nos EUA, não vimos nenhum financiamento direto para o atendimento. Essa é uma das razões pelas quais os sindicatos desempenham um papel fundamental agora na elevação dos padrões de atendimento e, durante a crise do COVID-19, alguns já estão fazendo progressos. Para estarmos melhor preparados para a segunda onda, agora aparentemente inevitável, precisaremos colocar a vida no centro do trabalho de assistência, proteger os profissionais de assistência e definir novos padrões em todo o setor ”, disse Hoffman.