Nos dias 25 e 26 de junho, a diretoria do Sintratel participou de um importante curso de formação sindical promovido pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), reafirmando o compromisso da entidade com a qualificação constante de sua liderança e a valorização da história da classe trabalhadora no Brasil.

Com o tema central voltado à construção histórica e política do sindicalismo brasileiro, o curso abordou quatro eixos fundamentais:

• Movimento sindical como expressão política da classe trabalhadora
• Formação da classe trabalhadora no Brasil: da escravidão ao trabalho livre
• A estrutura sindical no Brasil no século XX
• Os desafios do movimento sindical no século XXI

Esses conteúdos permitiram uma imersão profunda na trajetória do trabalho no país, ajudando a diretoria a compreender o passado para enfrentar os desafios do presente e construir estratégias para o futuro do sindicalismo, especialmente diante das transformações tecnológicas, das novas formas de contratação e da precarização das relações de trabalho.

Participaram do curso as diretoras de base Ana Lúcia do Nascimento, Renata Pereira Marques e Pamella Alves de Jesus, além dos dirigentes Alex Boccia, José Roberto Pires e Paulo Cesar Martins, todos comprometidos com uma atuação sindical mais crítica, atualizada e conectada com as demandas reais da categoria de teleatendimento.

Com essa formação, o Sintratel reforça seu papel como uma entidade preparada para representar e defender os(as) trabalhadores(as) com conhecimento, consciência de classe e coragem para enfrentar os desafios impostos pelo século XXI. Formação é luta! Formação é resistência! Formação é poder!

 

Imagem do WhatsApp de 2025 06 26 às 15.11.04 78c90f35