United Auto Workers (UAW) colocou mais pressão sobre as montadoras de Detroit (EUA) ao convocar 6.800 trabalhadores da Stellantis da maior e mais lucrativa fábrica de montagem daquela empresa em Sterling Heights, Michigan, e 5.000 membros do Local 276 na GM’s Arlington, Texas. Por decisão do sindicato, esses trabalhadores caminharam logo depois das 9h, horário central, no dia 24 de outubro.

As duas convocatórias de greve foram a mais recente ação da estratégia “Stand Up” do sindicato. Elas aumentam para mais de 45 mil o número grevistas da UAW, que trabalham na Ford, GM e Stellantis, antiga Jeep/Chrysler. As greves, imprevisíveis planta por planta para manter as empresas desequilibradas, começaram à meia-noite de 14 a 15 de setembro. As três empresas empregam cerca de 150 mil membros do UAW no total.

Esse número não inclui os trabalhadores das fábricas de peças que as montadoras fecharam desde o início da greve porque os materiais dessas fábricas normalmente seriam enviados para montadoras que estão fechadas.

 

Atingir economicamente as empresas

“Nossa capacidade de resistir, de atingir economicamente as empresas, de reter nosso trabalho. Esta é a nossa vantagem. Este é o nosso caminho para a vitória”,  tuitou o presidente do UAW, Shawn Fain, depois que os trabalhadores de Arlington caminharam.

Sterling Heights é a maior e mais lucrativa fábrica da Stellantis. Seus trabalhadores constroem caminhões RAM 1.500. É a sétima fábrica de montagem cujos trabalhadores saíram depois que os negociadores do UAW decidiram denunciá-los, juntamente com trabalhadores de 38 fábricas de peças. A fábrica da GM em Arlington é a oitava.

Outras grandes montadoras cujos trabalhadores caminharam incluem a fábrica de SUVs da Ford, na zona sul de Chicago, e a altamente lucrativa fábrica de caminhões de Kentucky, em Louisville.

“Apesar de ter as receitas mais elevadas, os lucros mais elevados – norte-americanos e globais –, as margens de lucro mais elevadas e a maior quantidade de dinheiro em reserva, a Stellantis fica atrás tanto da Ford como da General Motors na resposta às exigências” dos seus trabalhadores, afirmou o sindicato.

 

A pior proposta

“Atualmente, a Stellantis tem a pior proposta sobre a mesa em relação à progressão salarial, pagamento de trabalhadores temporários e conversão para tempo integral, ajustes de custo de vida (COLA) e muito mais.”

Numa indicação de que todas as montadoras têm muito dinheiro em suas caixas, a GM informou, na manhã de 24 de outubro, que sua receita no terceiro trimestre, de junho a agosto, aumentou 25,13%, para US$ 44,75 bilhões e seu lucro líquido aumentou 51,7%. % para US$ 2,57 bilhões.

A Stellantis, com sede na Holanda, ainda não divulgou números, mas o UAW observou que mais de oito em cada dez dólares da sua receita provêm das vendas nos EUA. Stellantis também possui Fiat e Peugeot.

“Ford, GM e Stellantis obtiveram um quarto de trilhão de dólares em lucros na América do Norte na última década. Eles obtiveram lucros totais combinados de US$ 21 bilhões apenas nos primeiros seis meses deste ano. E, no entanto, todos eles ainda se recusam a celebrar contratos que dão aos trabalhadores uma parte justa dos lucros recordes que obtiveram”, afirmou o sindicato.

 

Acordo provisório

Em um desenvolvimento relacionado, cerca de 1.100 membros do UAW nas fábricas da General Dynamics em Sterling Heights, Michigan, Scranton, Pensilvânia, e Lima, Ohio, chegaram a um novo acordo provisório em 22 de outubro com o principal empreiteiro militar, um dia depois de seu antigo contrato expirado. Algumas das questões foram as mesmas que levaram o UAW a fazer piquetes nas três grandes fábricas de automóveis de Detroit.

O UAW não anunciou data para a votação. Também divulgou poucos detalhes sobre o acordo provisório, além de informar que seria de quatro anos com um aumento salarial geral de 14% e “um COLA dobrado que equivale a 11% do salário mais alto, com COLA dobrado automaticamente em o futuro.” Também reduz o número de anos que um trabalhador precisa para atingir o topo da escala e não traz alterações nos benefícios de saúde. A General Dynamics buscou reversões lá, disse o UAW.

Os trabalhadores da General Dynamics fabricam tanques Abrams e veículos blindados leves. A empresa, que também fabrica submarinos em Connecticut – entre outras armas – enfrenta escassez de peças e de mão de obra, dizem seus executivos.

Mark Gruenberg é chefe do escritório de Washington, D.C. do People’s World.

 

Fonte: People´s World

Tradução: Luciana Cristina Ruy