Fluxo é possível sinal de que novas subvariantes do vírus podem estar em circulação

 

Em um possível sinal de que novas subvariantes da covid-19 podem estar em circulação, os hospitais privados do Estado de São Paulo registraram alta dos caso de covid-19 nos últimos 15 dias.

De acordo com o levantamento do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindihosp), 84% das entidades entrevistadas tiveram aumento na chegada de pacientes ao Pronto Atendimento com suspeita de covid. Em relação à testagem, entre 68% deles relataram ter observado aumento entre 11% e 20% de casos positivos.

A parcela de hospitais que relataram aumento de internações de pacientes por causa da doença foi de 76%. Para 92%, o porcentual de aumento de infectados nos leitos de UTI ficou em 5%.

Segundo o presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, o ritmo mais acelerado de infecção pode indicar a circulação de novas subvariantes. “É necessário que a população complete o calendário vacinal com a vacina bivalente e se preocupe em usar máscara em ambientes com alta concentração de pessoas como o transporte público”, destaca.

O levantamento foi realizado entre 10 e 19 de outubro, com 81 hospitais privados paulistas, sendo 49% da capital e Grande São Paulo e 51% do interior.

 

Conteúdo publicado no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.