Em setembro, o Sintratel em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-SP) realizou uma palestra educativa na empresa TEL Centro de Contatos, voltada para supervisores, gestores e líderes da empresa. A palestra teve como objetivo principal a conscientização sobre a discriminação e o assédio no ambiente de trabalho.

O evento contou com a participação de importantes figuras, como os diretores do Sintratel, Alberto Paiva e Paulo Martins, a assessora Aline Elida, Jaudenir da Silva Costa, Coordenador Núcleo de Combate à Discriminação da SRTE-SP do Ministério do Trabalho e o advogado do Sintratel Leandro Pinheiro Deksnys. A palestrante apresentou uma série de orientações aos participantes, com foco na identificação dos diferentes tipos de assédio e nas formas de buscar ajuda.

Foi destacado que o assédio moral envolve condutas abusivas que corroem a autoestima dos trabalhadores, muitas vezes sem que a vítima perceba o que está acontecendo. O palestra também reforçou que as cobranças excessivas e ações que minam o bem-estar emocional podem ser caracterizadas como assédio moral, sendo este reiterado, enquanto o assédio sexual pode ocorrer com um único ato. Ambas as formas de assédio precisam ser combatidas.

Para o palestrante Jaudenir, "essas ações de prevenção são essenciais no combate ao assédio moral no trabalho, eliminando a violência e promovendo um ambiente de trabalho seguro e digno".

O Sintratel reafirma que o assédio no trabalho é inaceitável. Seus impactos vão muito além do ambiente corporativo, afetando a saúde mental dos trabalhadores, causando estresse, depressão, e minando a produtividade e o bem-estar geral.

Assédio no Trabalho: NÃO!

Esse tipo de conduta abusiva não cabe mais no ambiente de trabalho moderno.

WhatsApp Image 2024 10 08 at 10.48.00