Na manhã desta quinta-feira (24/08), foi realizada a assembleia de refiliação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telemarketing (Sintratel) a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A ação ocorreu na sede do Sintratel, na região central de São Paulo, contando com a presença de dirigentes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras do setor, além do deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino e representantes da CUT-São Paulo.

Marco Aurélio, presidente do Sintratel, enfatizou este retorno como  amadurecimento do Sindicato, que foi fundado em 1992. "Da nossa fundação para cá estamos reafirmando a democracia. Ela é fundamental, por isso estamos aqui”.

“Neste processo a unidade das centrais sindicais foi fundamental, é bom a gente discutir porque cumprimos um papel importante ao fundarmos a CTB, quando saímos da CUT, em seguida veio o papel que cumprimos na UGT, com os vários camaradas e companheiros que temos lá”, afirmou Marco Aurélio.

O dep. Estadual, Marcolino parabenizou a decisão de todos do Sintratel pelo retorno a CUT. “A Unidade da classe trabalhadora é fundamental”.

“Já conversamos com o presidente Marco Aurélio sobre ter uma regulamentação da profissão, uma legislação em relação ao chat e o Whatsapp”, explicou o parlamentar, sobre pontos que são preocupantes devido a condição de total desamparo que estes profissionais acabam sendo submetidos.

Valmira L. da Silva, diretora de Finanças e Administração do Sintratel, classificou a cerimônia como histórica e que ficará marcada em todos e todas do sindicato. “Neste momento o Sintratel retoma suas lutas por equidade no local de trabalho, pelo fim da exploração de classe, pela garantia de contribuir com o nosso país para tomar um novo rumo e, principalmente, para garantir que nós, enquanto categoria profissional, estejamos unidos”.

Douglas Izzo, presidente da CUT-SP ressaltou que é um passo histórico que foi dado ao sacramentar o retorno do Sintratel a família CUT, além de destacar a importância de uma educação qualificada que desperte o senso crítico nós jovens, população que forma grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras em Telemarketing/Teleatendimento.