Aos(às) Trabalhadores(as) da categoria,

Na qualidade de entidade sindical, na defesa dos interesses e direitos da categoria profissional, o SINTRATEL – Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing e Empregados em Empresas de Telemarketing da Cidade de São Paulo e Grande São Paulo, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 68.316.728/0001-60 com sede à Rua Doutor Frederico Steidel, 255, Vila Buarque, São Paulo, SP, CEP: 01125-030, vem pelo presente COMUNICAR o quanto segue:

Em razão da noticiada situação de greve do Metrô e CPTM na cidade de São Paulo, determinada pelo período de 24 horas a contar das 00:00 do dia 03 de outubro de 2023, reiteramos junto às empresas abrangidas pela Convenção Coletiva de Trabalho do Sintratel, as seguintes recomendações:

I. Em situação de ausência no trabalho do(a) EMPREGADO(A) prejudicado(a) pela GREVE, para fins de compensação ficam estabelecidas as condições previstas pela cláusula 11 e parágrafo 5º da Convenção Coletiva de Trabalho 2023 com limite máximo de compensação de duas horas por dia, após datas devidamente ajustadas com o sindicato laboral ou, para as empresas que já possuem Programa de Compensação de Jornada por meio do Acordo Coletivo de Trabalho, fica estabelecida a aplicação do mesmo.

II. Ficam os(as) EMPREGADOS(AS) desobrigados(as) a custear transportes alternativos, considerando que a responsabilidade econômica para a manutenção do negócio, é exclusivamente do EMPREGADOR.

III. A fim de que a empresa evite complicações junto aos órgãos reguladores competentes, esclarecemos que não há respaldo em sancionar o(a) EMPREGADO(A) que deixou de comparecer ao trabalho em razão de força maior como a GREVE instaurada, considerando que o transporte coletivo foi obstruído por razões alheias à sua vontade.

Diante do exposto, o SINTRATEL reitera-se à disposição para contribuir com a dirimição de quaisquer conflitos trabalhistas em favor da regulamentação das condições de trabalho e manutenção da renda e oportunidade para os(as) profissionais representados(as) pelo mesmo e, para tanto, nossos canais de relacionamento permanecerão abertos conforme devidamente publicitado em nosso site: http://sintratel.org.br