O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (10) a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de agosto (deflação de -0,14%), com isso o acumulado 12 meses para data-base 1º de setembro ficou em 3,71%. A queda dos preços do grupo dos alimentos e habitação (energia elétrica) contribuíram para queda da inflação.

O indicador, que mede a variação da cesta de compras para famílias com renda até cinco salários mínimos, teve deflação (queda de preços) de 0,14% em agosto deste ano. Em julho, o INPC havia registrado inflação de 0,26%. Em agosto do ano passado, a taxa ficou em 0,20%.

De acordo com o levantamento divulgado pelo IBGE, o INPC apresentou taxas mais baixas do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, e que registrou deflação de 0,02% em agosto e inflação de 2,85% no ano e de 4,24% em 12 meses.

De acordo com o INPC, os produtos alimentícios recuaram 0,63% em agosto último, enquanto os não alimentícios tiveram um aumento de preços de apenas 0,02% no mês.