Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, sendo o Brasil um dos países com mais alta prevalência na América, apresentando taxas de depressão de 5,8% e ansiedade de 9,3% (OMS). Além disso, dados levantados pelo DataSUS indicam que nos últimos 20 anos dobrou o número de casos de suicídio no Brasil. Diante dessa realidade se instituiu o “Fórum Permanente:  Sofrimento Mental e Suicídio Relacionados ao Trabalho, Tecendo Redes de Acolhimento e Enfrentamento".

No dia 20 de setembro, no Centro de Convenções da Unicamp, o tema foi abordado e debatido visando trocar experiências, onde a teoria e a prática dialogam no intuito de combater um mal presente no Mundo do Trabalho: o sofrimento mental e o suicídio relacionados ao trabalho.

Realizado pela Rede Margarida, uma rede de pesquisadores/as, cientistas, trabalhadores/as, sindicalistas, ativistas, juristas, sanitaristas e médicos/as que se se reúnem no intuito de enfrentar o sofrimento mental e o suicídio relacionados ao trabalho.

A diretoria do Sintratel esteve presente, com a presença da secretaria de Saúde e Bem-Estar no Trabalho da entidade. A participação da entidade demonstra o compromisso em abordar e buscar soluções para os problemas mentais e o suicídio no ambiente de trabalho.

Durante o evento, foram discutidos diversos aspectos do tema, como prevenção, diagnóstico, tratamento e políticas públicas voltadas para o bem-estar dos trabalhadores/as.

A presença do sindicato nestes fóruns de discussões reafirma a importância de debruçar sobre temas ligados à saúde dos/as trabalhadores/as, buscando promover um ambiente laboral saudável e seguro, visando preservar a saúde física e emocional dos trabalhadores e trabalhadoras.

#juntossomos+fortes

Diretor Roberto Pires e Dra. Márcia Bandini