O Sintratel, Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações, encaminhou um ofício para a empresa MINDBE Tecnologia e Design de Atendimento Ltda, com cópia para o Ministério Público do Trabalho. A comunicação refere-se à realização de uma Mesa Redonda de Negociação Permanente, agendada para o dia 29 de maio de 2024, às 10h30, nas dependências do Sintratel.

O motivo principal para a convocação dessa mesa redonda é a desregulamentação das relações de trabalho por parte da empresa. Entre as questões levantadas estão a dispensa de trabalhadores sem a devida quitação das competências do FGTS e do aviso prévio. Além disso, há relatos de trabalhadores desempenhando suas funções em regime de home office, mas sem exercerem as atividades para as quais foram contratados.

Outro ponto crítico abordado no ofício é a ausência de um acordo coletivo de trabalho, conforme estipulado pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 24. A falta desse acordo tem gerado insegurança e descontentamento entre os trabalhadores, motivando a intervenção do Sintratel e a busca por uma solução negociada com a empresa. A participação do Ministério Público do Trabalho nesse processo visa garantir a legalidade e a proteção dos direitos dos trabalhadores envolvidos.