Americano será o primeiro cineasta negro a ocupar cargo na história do festival.
O diretor norte-americano Spike Lee foi escolhido como o próximo presidente do júri do Festival de Cannes, programado entre 12 e 23 de maio de 2020.
Lee será o primeiro cineasta negro a desempenhar o papel. Ele substituirá o mexicano Alejandro Iñarritu.
“Quando eles me ligaram, eu não conseguia acreditar, fiquei feliz, surpreso e orgulhoso ao mesmo tempo”, revelou Lee, 62 anos. “Estou honrado em ser a primeira pessoa da diáspora africana nos Estados Unidos a assumir essa função”, acrescentou.
Ao longo de sua carreira, Lee dirigiu filmes consagrados como Ela Quer Tudo (1986), Faça a Coisa Certa (1989), Malcom X (1992) e Infiltrado na Klan (2018) - veja a crítica do HuffPost aqui. Com o longa-metragem que conta a história de um afro-americano que consegue entrar na Ku Klux Klan, o diretor levou o Grande Prêmio do Júri em Cannes, em 2018.
Segundo o comunicado oficial do festival, o ponto de vista de Lee é “mais valioso do que nunca”. “Ele trouxe as questões e as problemáticas da atualidade para o cinema contemporâneo - mas ele nunca perdeu de vista o seu público, buscando aumentar a conscientização sobre suas causas filme após filme”, diz o texto.
Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/