Nossa vida mudou, as medidas de profilaxia são parte do nosso cotidiano no trabalho, no transporte e em casa. Agora, mais do que nunca, nossa saúde e bem estar é prioridade, afinal, trabalhamos para ter uma vida melhor e um futuro mais promissor.
Nós, trabalhadores do setor de telemarketing, continuamos a prestar todos os nossos serviços e assim, como outras atividades essenciais (saúde, abastecimento, limpeza, segurança, finanças, dentre outras), que merecem grande reconhecimento, estamos trabalhando para que o restante da população, que não faz parte das atividades essenciais, permaneça em total isolamento, para que possamos enfrentar esse momento tão crítico que estamos atravessando com o maior êxito possível.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), tem avisado que é necessário o maior afastamento social e a reorganização da forma de trabalhar, evitando aglomerações em ambientes comuns. Todavia, aos que estão na Linha de Frente, além do reconhecimento, cabe a preservação da integridade física e mental de todos e todas, além do total respeito às recomendações da OMS para que continuem executando suas funções com total tranquilidade e segurança no ambiente de trabalho.
A Nossa saúde é inegociável e priorizar, neste momento, os postos de trabalho home office é fundamental!
Queremos a manutenção de emprego e a continuidade do desenvolvimento do setor e para tanto precisamos de mais investimentos em tecnologias no trabalho a distância, a ampliação dos postos em HOME OFFICE, com prioridade para os grupos de risco como pessoas com doenças congênitas, as lactantes e, gradualmente, promovendo o aumento no número de trabalhadores em home office em cumprimento a recomendação da OMS de afastamento social.
DURANTE A TRANSIÇÃO PARA O TRABALHO EM
HOME OFFICE REQUEREMOS;
1. Jornada semanal de trabalho presencial escalonado para que tenhamos menos contato com as vias públicas e contingentes de pessoas no transporte coletivo;
2. Pontos de atendimento com a melhor alternância aumentando o afastamento entre estações de trabalho contíguas, nos termos das exigências de proteção à saúde no trabalho, pautados no Anexo II da NR 17;
3. A limpeza de sanitários, vestiários e demais áreas comuns deve ocorrer com frequência durante todo o período de trabalho, inclusive limpando os pontos de grande contato como corrimões, maçanetas, terminais de pagamento, elevadores, mesas, cadeiras e piso;
4. Ampliação do espaçamento dos horários de pausa e refeição dos trabalhadores trabalhadoras das centrais de relacionamento;
5. Maior disponibilização de água e sabão em intervalos regulares. Caso não seja possível a lavagem das mãos, utilizar imediatamente sanitizante adequado para as mãos, como álcool 70%;
6. Flexibilização dos horários de entrada, saída e troca de turno para reduzir aglomeração de pessoas, a fim de corroborar com a mobilidade social. Antes de cada turno, previamente ao início das atividades pelo trabalhador (a), higienizar os postos de trabalho e equipamentos ou fornecer material individualmente a cada trabalhador para que estes higienizem seus postos de trabalho e equipamentos;
7. É importante a presença de pessoas capazes de acolher as pessoas que trabalham com medição da temperatura, acolhimento de atestado MÉDICO PESSOAL E FAMILIAR COMO PROPOSTO PELO MPT FEDERAL e direcionamento ao socorro médico prontamente dos que necessitarem, evitando sofrimento e contágio aos colegas de trabalho;
8. Aplicação de férias coletivas e banco de horas especiais para reduzir os dias de permanência das pessoas nos locais de trabalho, sem redução de salários, combatendo a contaminação do COVID-19;
9. Reavaliação do início e término das jornadas, evitando por parte das empresas exposição das pessoas a horários de maior intensidade de fluxo no transporte público;