Morreu ontem (19), na cidade de São Paulo, aos 83 anos, José Mojica Marins, o Zé do Caixão. A filha do diretor, Liz Marins, confirmou a notícia à Folha de São Paulo e a causa da morte foi broncopneumonia.
Mojica ficou conhecido como o pai do horror no Brasil, tendo dedicado sua vida ao gênero por trás das câmeras e também atuando como o Zé do Caixão, icônico personagem que lançou em 1964, com o filme A Meia Noite Levarei a Sua Alma.
O trabalho do diretor é consagrado entre os fãs brasileiros de terror, e também alcançou o mundo. A partir dos anos 1990, foi lançado nos Estados Unidos e Europa sob o nome Coffin Joe, e já teve seu trabalho elogiado por grandes cineastas do gênero, como Roman Polanski (O Bebê de Rosemary).
José Mojica Marins deixa esposa e filha.
O falecimento do mestre do cinema de terror brasileiro, coincidiu com o fechamento de uma das tradicionais salas de cinema de São Paulo, o Cinearte, no Conjunto Nacional, que encerrou as atividades nesta quarta-feira (19), já que as duas salas estavam sem patrocínio desde que a Petrobras não renovou o contrato no início de 2019, por orientação do governo Bolsonaro.
Leia Mais
Cinearte, no Conjunto Nacional em SP, fecha por falta de patrocínio