O espetáculo Buraquinhos ou O vento é inimigo do picumã retorna, agora no final de outubro, ao instituto depois de uma primeira passagem de sucesso em julho deste ano. A peça trata de um assunto delicado, mas de extrema importância: a morte corriqueira de jovens negros periféricos pelo país afora.
O ponto de partida acontece quando um menino negro, morador de Guaianases, bairro na zona leste de São Paulo, vai à padaria e leva um “enquadro” de um policial. A partir daí ele começa a correr e não para mais, o que o leva a uma maratona pelo mundo, passando por países da América Latina e da África.
Buraquinhos ou O vento é inimigo do picumã é idealizada por Jhonny Salaberg, ator, dramaturgo, bailarino, arte-educador e membro fundador do coletivo Carcaça de Poéticas Negras. O grupo artístico desenvolve uma pesquisa de linguagem sobre o corpo negro urbano e suas diásporas, o genocídio e o etnocentrismo na contemporaneidade e a carcaça de símbolos da ancestralidade negra.
Buraquinhos ou O vento é inimigo do picumã [com interpretação em Libras]
quinta 31 de outubro a sábado 2 de novembro de 2019
às 20h
domingo 3 de novembro de 2019
às 19h
[duração aproximada: 90 minutos]
[classificação indicativa: 14 anos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares
Entrada gratuita
distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa