A Campanha Salarial – 2020 dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telemarketing encontra-se morna - não por parte dos trabalhadores, que aguardam apreensivamente seu reajuste salarial, vale lembrar - pois após a primeira rodada de negociações continuamos aguardando a devolutiva patronal, que ainda não se pronunciou neste ano.
Na primeira reunião, em dezembro de 2019, tivemos acenos positivos à reposição da inflação no reajuste salarial e nas demais cláusulas econômicas da Convenção Coletiva. Porém, oficialmente as negociações continuam em aberto e aguardamos sua concretização para protocolarmos a Convenção Coletiva dos Trabalhadores para 2020.
Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgou, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) fechou em 4,48%. Índice bem diferente dos 3,86%, que estimou o governo em dezembro, determinando o mínimo em R$1039,00.
Vale ressaltar, que houve uma interrupção na “política de valorização do salário mínimo”, que vinha sendo adotada em governos anteriores e servia como uma espécie de “gatilho” que não somente corrigia as perdas com a inflação, mas também garantia ganho real no salário mínimo e consequentemente aos que o recebem.
Fato é, que nem reposição da inflação desatualizada, nem atualizada e as negociações da Campanha Salarial – 2020 continuam indefinidas.
Devemos assim, nos manter atentos e mobilizados para obtermos êxito nessas negociações. Afinal, camarão que dorme a onda leva.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Comunicação: Sintratel