O Sintratel alerta todos os operadores e operadoras para ficarem atentos ao prazo de pagamento da primeira parcela do 13º salário, que vence nesta sexta-feira, 29 de novembro. O salário extra é aguardado por milhões de trabalhadores em todo o país, sendo destinado frequentemente ao pagamento de dívidas, compras de fim de ano ou investimentos.

O 13º salário, também conhecido como "gratificação natalina", é um direito garantido pela Lei nº 4.090/1962, fruto da luta sindical e instituído durante o governo de João Goulart. Essa conquista histórica reforça a importância da organização e mobilização dos trabalhadores.

  • Quem tem direito?
    Aposentados e pensionistas;
    Trabalhadores com carteira assinada que exerceram atividade por pelo menos 15 dias no ano;
    Trabalhadoras em licença-maternidade;
    Trabalhadores afastados por acidente ou doença.
    Em casos de demissão sem justa causa, o benefício é proporcional ao período trabalhado. No entanto, quem é dispensado por justa causa perde esse direito.

O 13º salário terá um impacto significativo na economia em 2024, com uma injeção de R$ 321,4 bilhões. Essa é mais uma oportunidade para que os trabalhadores e trabalhadoras reforcem seu planejamento financeiro e aproveitem os frutos de seu esforço ao longo do ano.

Fique atento e garanta seus direitos!