Marco Aurélio e Roberto da Silva Pires, respectivamente, presidente e diretor de Saúde e Segurança no Trabalho do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing no Estado de São Paulo (Sintratel) estiveram, na quarta-feira (31/05), na Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho).

O encontro teve a finalidade de retomar os estudos sobre nossa categoria e reafirmar uma parceria, entre as entidades, com o objetivo de montar um GT (grupo de trabalho) com a finalidade de realizar ações conjuntas voltadas à discussão de melhorias no ambiente de trabalho no Telemarketing.

“O tema do nosso encontro foi a discussão da Saúde e Segurança do/a trabalhador/a no ambiente de trabalho, o que para nossa categoria, é um tema muito importante, já que os (as) trabalhadores (as) em telemarketing sofrem com diversas formas de doenças ocupacionais, que vão desde LER/DORT, até doenças psicológicas, passando por doenças da voz, do ouvido, entre outras, que são provenientes do assédio, da pressão por resultados ou outros fatores”, explicou Marco Aurélio.

Segundo Roberto Pires, a parceria entre Sintratel e Fundacentro é essencial para as atuações que o Sindicato já desenvolve em prol da saúde no ambiente de trabalho, principalmente porque a Pandemia do Covid-19 mudou, drasticamente, a percepção de ambiente de trabalho, pois acelerou mudanças no mercado de trabalho."

“A parceria que fechamos é fundamental para a valorização do Anexo ll da NR-17, para ampliarmos as discussões sobre o teletrabalho e para a realização de pesquisas do adoecimento da categoria no exercício da sua atividade laboral”, concluiu Roberto Pires.