dia-mundial-da-saude-mental 003

A definição de uma data para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental visa a chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioeconômicas.

Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.

Na relação entre Saúde Mental e Trabalho, é preciso que seja priorizada a criação de um programa de prevenção da saúde do trabalhador. Afinal, em muitas categorias as relações de trabalho trazem aspectos danosos à saúde mental, o que leva milhares de trabalhadores ao sofrimento psíquico e ao adoecimento mental por males como depressão, ansiedade, síndrome de pânico, quando não por quadros psicóticos mais graves.

Essa preocupação sobre o trabalho e a saúde do trabalhador é importante, pois é através do conhecimento que podemos evitar, diminuir e alicerçar novas ideias aos problemas agravados ou provocados pelo trabalho, tanto em nível individual quanto coletivo.