Mundo Sindical

Organização será ponto de encontro para debates, atividades formativas e apoio a pessoas em situação de violência

A cidade de São Paulo se prepara para um novo marco na luta pela equidade de gênero e combate à violência: a inauguração e o início dos atendimentos da Casa Margarida Barreto. A solenidade está marcada para o dia 09 de março, de 15h às 18h, na Rua Tamandaré, 348, no bairro Liberdade.

A ONG foi concebida por trabalhadoras e trabalhadores para ser um espaço vibrante, ponto de encontro para advocacy, debates, atividades formativas, educativas e apoio a pessoas em situação de violência, que encontrarão na Casa um ambiente seguro e inclusivo para todas as pessoas, a partir do recorte de gênero, com foco nas mulheres e na comunidade LGBTQIAPN+.

“A iniciativa nasce a partir das vivências de companheiras e companheiros do movimento sindical, especificamente no Sindicato dos Químicos de São Paulo. Daqui, acompanhamos de perto as violências sofridas por mulheres no local de trabalho, em locais públicos e dentro das próprias casas, por muitos anos, orientadas pela saudosa Dra. Margarida Barreto, que, a partir de seu legado, empresta seu nome para este projeto”, conta a presidenta da ONG, Lu Varjão.

Médica e pesquisadora, Dra. Margarida dedicou esforços à promoção de melhores condições de trabalho e à erradicação do assédio moral e sexual, tornando-se referência na conceituação desses gargalos estruturados no mundo do trabalho, tanto em âmbito acadêmico quanto sindical.

A inauguração da Casa Margarida Barreto representa, não apenas uma homenagem à sua memória, mas também a renovação do compromisso permanente com sua luta e paixão pela justiça social. Sementes foram plantadas… e seguem germinando, florindo!

Convidamos a imprensa e a comunidade a se juntarem a nós nesta celebração significativa para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todas, todos e todes.

Para mais informações sobre a inauguração, as atividades da Casa Margarida Barreto e solicitação de entrevistas, entre em contato pelos telefones 12.99702.5630 (Milena) ou pelo e-mail casamargaridabarretosp@gmail.com.

Fonte: CUT