No dia 18 de setembro, o Sintratel formalizou uma importante parceria com o Núcleo Antirracismo Virgínia Leone Bicudo, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). A reunião, realizada na sede do sindicato, foi articulada pelo Chefe de Gabinete da Deputada Leci Brandão e discente da FESPSP, Roberto Almeida, e contou com a participação dos discentes Silas, Pedro e Sofia. Representando o Sintratel, estiveram presentes o presidente Marco Aurélio e os diretores Paulo Martins e Roberto Pires.

Com duração estimada de dois anos, a parceria visa construir pautas e promover discussões sobre o combate ao racismo no setor de Telemarketing/Call Center e na classe trabalhadora. Através de pesquisas e elaboração de documentos, o objetivo é fomentar o diálogo com profissionais do setor, visando a criação de políticas que promovam maior equidade e ascensão no mercado de trabalho para a população afrodescendente.

Além disso, o projeto também abordará questões de gênero, juventude e LGBTQIA+ de maneira transversal, visando a inclusão e fortalecimento desses grupos na categoria. A colaboração do Sintratel com o Núcleo Virgínia Leone Bicudo reforça o compromisso do sindicato em contribuir, através de sua experiência sindical, com a abordagem acadêmica no combate ao racismo e a promoção de igualdade no mundo do trabalho.

Essa parceria representa um passo significativo na construção de um ambiente laboral mais justo e inclusivo.