Maioria dos pacientes, entretanto, não precisou de internação em enfermaria ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Hospitais particulares do estado de São Paulo registraram aumento nos casos positivos de Covid-19 em novembro, nos últimos 15 dias, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios paulistas, o SindHosp.

A maioria dos pacientes, entretanto, não precisou de internação em enfermaria ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Pesquisa SindHosp indica alta nos casos de Covid em SP — Foto: Divulgação/SindHosp

Das 90 instituições ouvidas pelo sindicato – 77% localizadas no interior e 23% na capital paulista – a grande maioria reportou alta nos atendimentos a pacientes com suspeita da doença. Após as testagens, os resultados obtidos foram:

• 20,7% dos hospitais tiveram alta de até 10% nos casos positivos de Covid;
  • 31,2% dos hospitais tiveram entre 11% e 20% de alta nos casos positivos de Covid;
  • 39% dos hospitais tiveram entre 21% e 30% de alta nos casos positivos de Covid;
  • 5,2% dos hospitais tiveram entre 31% e 50% de alta nos casos positivos de Covid;
  • 3,9% dos hospitais tiveram mais de 51% de alta nos casos positivos de Covid;

"Existe realmente maior circulação do vírus nesse momento, o que demanda atenção para cuidados sanitários, no entanto, o volume de internações ainda é baixo", afirmou o médico e presidente do SindHosp, Francisco Balestrin.

Pesquisa do SindHosp mostra situação das internações por Covid em SP — Foto: Divulgação/SindHosp

Apenas 24,5% dos hospitais particulares questionados relataram que houve aumento nas internações por Covid nas últimas duas semanas. Dessas instituições que responderam "sim":

• 91% registraram alta de até 10% nas internações em enfermarias;
  • 91% registraram alta de até 10% nas internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI);

"Avaliamos que os casos evoluem sem gravidade, não necessitando de internação hospitalar, mas ratificamos a necessidade de que a população use máscara em locais com aglomerações e mantenha o protocolo de segurança à saúde com a lavagem de mãos e cumpra o calendário de vacinação", disse Balestrin.

Outro dado apontado pela pesquisa é que, no período analisado, a Covid-19 foi a principal razão dos atendimento realizados nos hospitais privados de São Paulo, sendo responsável por 49% deles.