Um dos principais benefícios cedidos à população que possui um trabalho é o Vale-Alimentação. Para aqueles que possuem a sua carteira de trabalho assinada, o repasse do valor é destinado especificamente para gastos do trabalhador referente à feira e alimentos em geral. Confira as mudanças do plano agora.

Apesar de não ser garantido e previsto em lei, os cidadãos que trabalham com a sua carteira assinada normalmente possuem este benefício em seu contracheque. O pagamento do Vale-Alimentação é feito de maneira mensal, sendo realizado juntamente ao recebimento do salário.

Hoje em dia, existem empresas que contratam um trabalhador e fornecem o pagamento líquido do benefício. Ou seja, fornecem o valor acordado como Vale-Alimentação, mas o empregado gasta com o que quiser; já outras empresas utilizam de plataformas que obrigam que o valor seja gasto somente com alimentação.

Acontece que essas empresas-plataformas são escassas no mercado nacional, gerando um certo monopólio na hora das grandes empresas decidirem qual será a base para que possam depositar o vale. É isso que o governo federal está buscando alterar, tentando abrir este mercado para novas iniciativas.

Quais serão as mudanças no Vale-Alimentação?

Para o cidadão que trabalha, é possível que hajam mudanças na disponibilidade de local para a utilização do Vale-Alimentação. Hoje, as bandeiras, que são as empresas responsáveis pelo Vale, não estão disponíveis em todos os locais. Por isso, o ministério da fazenda busca a portabilidade do saldo entre empresas.

Desta forma, o trabalhador poderá gastar o seu vale em qualquer estabelecimento, e não só naqueles que aceitam a bandeira do cartão. Consequentemente, facilitará o acesso e compra de alimentos para os empregados e vai evitar dores de cabeça ao cidadão.

Já de um ponto de vista mais concentrado em gerência e organização do projeto, o ministério da fazenda busca o suporte do Banco Central nesse quesito, que alega não ter pessoal nem meios técnicos para suportar a demanda de pessoas que participam dessa situação.

Essas movimentações serão realizadas nos próximos meses, quando haverá uma definição sobre mudanças e atualizações no benefício cedido aos trabalhadores. Vale ressaltar que gigantes da área como o próprio Ifood estuda aderir ao novo programa, lançando a sua própria plataforma de Vale-Alimentação.

Fonte FDR: https://fdr.com.br/2023/04/10/governo-anuncia-mudancas-no-vale-alimentacao-que-preocupam-os-trabalhadores/