Endividada, Tok&Stok está encerrando as atividades de lojas em Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba, Piracicaba e Campinas

Maior varejista de móveis do Brasil, a Tok&Stok decidiu fechar algumas lojas em cidades importantes do país, em meio a uma crise que se arrasta há meses.

Segundo informações do Valor Econômico, a companhia está encerrando as atividades de lojas em Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba, Piracicaba (SP) e Campinas (SP). Em algumas dessas unidades, há liquidação dos estoques com ofertas de até 50%.

A decisão de fechar algumas lojas faz parte do processo de reestruturação financeira da Tok&Stok. A empresa tem uma dívida estimada em R$ 600 milhões.

Como o Metrópoles noticiou em fevereiro, a Tok&Stok contratou a consultoria Alvarez & Marsal para renegociar dívidas.

No caso da Tok&Stok, um erro estratégico pode ter impactado o endividamento. Depois de registrar um 2020 excelente, embalado pelas vendas digitais durante a pandemia de Covid-19, a empresa de móveis fez uma série de investimentos e cogitou até mesmo abrir capital na bolsa de valores.

O fim das medidas sanitárias esfriou as vendas digitais. A alta na taxa de juros encareceu a compra de imóveis e as linhas de crédito para reforma, o que impactou também as vendas em lojas físicas. O faturamento encolheu em 2021 e 2022.

Metrópoles também noticiou, em março, que a saída para a crise da Tok&Stok pode ser uma fusão com a Mobly, empresa concorrente no segmento de móveis e decoração.