O Brasil, os movimentos sindicais e sociais perderam, nesta segunda-feira, 04, o cardeal Cláudio Hummes, 87 anos, arcebispo emérito de São Paulo.

Figura importante da redemocratização do Brasil Dom Cláudio sempre esteve ao lado do povo, apoiando movimentos sindicais e sociais na época da luta contra a ditadura militar.

o religioso abriu as portas da igreja para os metalúrgicos Santo André para assembleias, presidiu missa com a participação dos grevistas e posicionou-se contra as demissões dos manifestantes.

Dom Cláudio também era conhecido como pastor das realidades urbanas e, nos últimos anos se voltou para a defesa também dos povos indígenas e da Amazônia.

Foi um ser humano fantástico, que dedicou sua via a defender as causas da classe trabalhadora e do povo brasileiro. Deixou um legado incrível e importantes lições de misericórdia e amor ao próximo.

Dom Cláudio, presente!