Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil | Por Redação no dia 08 de janeiro de 2023 às 05:57

O Sintratel repudia todas e quaisquer ações de vandalismo, terrorismo e golpismo ao patrimônio público, além de punição aos envolvidos, direta e indiretamente, assim como, aos que foram coniventes com as ações, que aconteceram na tarde do domingo (08/01), que depredaram prédios públicos do Distrito Federal.

Atos como esses precisam ser enfrentados com todo o rigor da legislação vigente, mostrando que a democracia brasileira representa a alternância de poder, preza pela vontade da maioria da população, expressa justamente pelo poder do voto, aceita a discordância de ideias, mas rechaça a desordem pública e tentativa de imposição por meio da força e da intimidação.

Se por um lado a internet, como veículo de comunicação, informação e ferramenta de trabalho trouxe benefícios a toda sociedade, por outro, alterou a rotina de diversas nações, impondo uma mudança cultural profunda em todas as áreas da sociedade. Essa mudança tecnológica horizontalizou os acessos comunicacionais e deu voz a irresponsáveis inconsequentes e criou bolhas sociais.

A Constituição Federal de 1988 é clara ao assegurar a liberdade de expressão e proibir qualquer tipo de censura, contudo veta incondicionalmente o anonimato, justamente para poder criminalizar as pessoas por seus atos.

O que ocorreu no dia de ontem, em Brasília, DF, teve início durante as eleições de 2018, foi alimentado por quatro anos com discursos de ódio e a formação de fanáticos.

A internet não é terra de ninguém, é uma ferramenta poderosa que precisa usada com responsabilidade, por isso, o Sintratel reforça seu posicionamento em exigir a punição de todos/as os/as envolvidos/as.

Esperamos que as autoridades brasileiras identifiquem e punam quem praticou tais atos, quem incentivou, propagando mentiras e discursos de ódio e quem financiou, minando seu poder financeiro, assim como é feito com o crime organizado, para que, inclusive, estes sejam responsabilizados e arquem com os estragos causados.

E que o Governo Federal, recém eleito, entenda que esse foi apanas o estopim de uma oposição que se esconde atrás de uma militância inconsequente e que não vão parar por aí, assim devem ser contidos pela raíz, pois senão veremos o cenário só se agravar ainda mais.

Diretoria Sintratel