A reforma trabalhista também teve o objetivo de enfraquecer os Sindicatos, como organizações de representação e luta dos/as trabalhadores/as: sindicalizar fortalece nossa luta e é o caminho...* por: Marcísio Moura

As mudanças impostas aos trabalhadores e as trabalhadoras com a vigência das leis pós Reforma Trabalhista foram muito significativas no que diz respeito à garantia dos nossos direitos.

Da noite para o dia, o acordado subtraiu o que antes era garantido por Lei, acarretando prejuízos diretos ao cotidiano dos/as que trabalham (redução no tempo de refeição/lanche, implementação do trabalho intermitente, homologação sem a presença do sindicato como órgão fiscalizador, etc.).

Com isso, o fortalecimento da nossa categoria - pela garantia dos direitos e conquistas - passa pela capacidade de se organizar e fortalecer sua representação de classe. E uma das ações mais significativas neste ponto é a Sindicalização.

Um estudo realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) reforça tal premissa.
Nele é possível verificar que em média as empresas, onde há maior presença de trabalhadores sindicalizados, pagam mais que empresas onde a presença dos não sindicalizados predomina.

Segundo os autores, o “efeito líquido” geral da adesão sindical representa uma remuneração 8,4% maior entre os sindicalizados.
E não para por aí, o acesso ao auxílio-saúde é 1,8 vez maior entre os que se sindicalizam. Já o acesso ao auxílio-alimentação é 1,7 vez maior, assim como o acesso ao auxílio-transporte é 1,3 vez maior entre os sindicalizados. Do ponto de vista dos benefícios, a probabilidade de recebê-los é maior entre sindicalizados, do que entre os não sindicalizados.

O estudo ainda permite afirmar que o enfraquecimento dos sindicatos está ligado diretamente à piora das condições de trabalho e das remunerações.
A reforma trabalhista de 2017 teve também o objetivo de enfraquecer os sindicatos, como organizações de representação e luta dos trabalhadores, a fim de reduzir os salários dos/as trabalhadores/as e assim maximizar os lucros patronais.

Com o aumento da taxa de vacinação e a redução do número de casos de Covid-19, o Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing de São Paulo) tem intensificado sua Campanha de Sindicalização em diversas empresas da categoria. Levando aos trabalhadores informações, realizando o acolhimento nos próprios locais de trabalho, além de realizar vários sorteios como forma de divulgar e propagandear tal ação.

Afinal, sindicato forte, têm sindicalizad@s.
Aos que já aderiram, parabéns!!!
Vocês contribuem para uma entidade forte e atuante, que defende sua causa, além de ter uma gama de benefícios disponíveis para os que se associam e seus entes queridos.

Aos que ainda não participam, vale o recado:
venha somar e fortalecer essa luta, onde o maior beneficiado é você!!!

Marcisio Opiniao

*Marcísio Moura – Secretário de Relações Institucionais/Sindical e Imprensa e Comunicação – Sintratel/SP