Telemarketing notícias

Uma nova medida adotada pela Anatel, em 10 de dezembro, trouxe novidades aos usuários da telefonia, mas, principalmente, aos que prestam serviços para empresas que utilizam o Telemarketing/teleserviços para comercializar produtos através deste canal de comunicação.

A medida foi recebida com bons olhos para o sindicato da categoria que representa os trabalhadores das empresas de Telemarketing, o Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telemarketing). “Se por um lado, para os clientes que recebem as ligações, a identificação clara através do número “0303” no inicio das chamadas trará a facilidade de reconhecer que as chamadas se tratam de um ato de comercialização, por outro lado, para os operadores e operadoras que desempenham seu trabalho e cumprem suas tarefas cotidianamente, este procedimento afastará o atendimento indesejado por parte dos clientes”, afirmou, Marcísio Moura, diretor de Comunicação e Imprensa da entidade.

“Se não desejarem atender, ou estiverem ocupados no momento, os clientes poderão identificar, recusar as ligações e aguardar outro momento. Para os(as) operadores(as) isso vai evitar maus tratos e otimizar seu trabalho, a medida em que os que atenderem estarão realmente dispostos a receber uma oportunidade de negócio”, concluiu, Marcísio.

Por parte das empresas, a
Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), entidade que representa as maiores empresas do setor em nível nacional, afirmou que a nova regra parece ser uma medida razoável, que vem para padronizar as chamadas. A associação também declarou que irá analisar os detalhes da nova regra e orientar suas empresas associadas na adequação.

O prazo para implementação das regras é de 90 dias para as prestadoras de telefonia móvel e de 180 dias para as operadoras de telefonia fixa, contados a partir da sexta (10/12/21) - ou seja, março e junho de 2022, respectivamente.

Entenda a nova alteração:

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na sexta-feira (10/12) uma nova obrigatoriedade para empresas que prestam serviços de telemarketing. A partir de 2022, todos os números utilizados por essas prestadoras de serviço começarão com a sequência "0303".

A novidade se chama Procedimento Operacional para Atribuição de Recursos de Numeração e foi publicada no Ato nº 10.413, que consta no Diário Oficial da União. Meses antes, o tema já havia passado por uma consulta pública, recebendo sugestões de consumidores e agências reguladoras.

O objetivo da implementação do código "0303" no início dos números telefônicos é ajudar o consumidor a identificar mais facilmente se a chamada que ele está recebendo é ou não de um atendimento via telemarketing, possivelmente para oferecer um produto ou serviço.

O código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo e as redes de telecomunicações deverão permitir a identificação clara, no visor do aparelho do usuário, desse número. De acordo com a Anatel, o telemarketing ativo é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não.