Sintratel Cultural

O Dia do Trabalhador é comemorado em quase todo o mundo no dia 1º de maio desde 1889, quando a Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, aprovou a convocação anual de uma manifestação com o objetivo de lutar por melhores condições de trabalho. Desde então, muita coisa mudou. Outras, nem tanto.

Atualmente, uma campanha massiva tenta nos convencer de que questões como trabalho, sucesso e dinheiro dependem apenas do esforço individual humano, ignorando propositalmente o fato de que o ser humano sobrevive e toma suas decisões de acordo com o contexto social, político e econômico ao seu redor. Poderia o sucesso vir apenas do fruto do seu esforço? E, ainda que isso fosse verdade, é justo que uma pessoa trabalhe 8, 10, 12 horas por dia, relegando de sua rotina momentos de descanso, de estudo, tempo com os filhos e até mesmo uma alimentação adequada?

 

MAS DO QUE ESTAMOS FALANDO?

De arrocho salarial, aumento no preço dos alimentos, juros altos que beneficiam apenas aos banqueiros, da política do Novo Ensino Médio - que pretende formar os jovens de escola pública para a próxima geração do empreendedorismo brasileiro (leia-se trabalho informal e renúncia aos direitos trabalhistas - historicamente conquistados após a luta de várias gerações).

O trabalho, a falta de trabalho e a precarização das condições de trabalho, tudo isso afeta profundamente as relações humanas em todos os aspectos e contribui para desumanizar essas relações.

A "Mostra Cinema do Trabalhador" tá aqui pra botar o dedo na ferida: 4 filmes que discutem a luta do trabalhador no Brasil e no mundo, além de 4 curtas-metragens emocionantes que você não pode perder. E, de brinde na sessão extra, a visão de como o trabalho de homens livres e conscientes pode derrotar o fascismo e salvar a humanidade.

 

Segue a programação completa:

 

05/05

"O EMPREGO" (curta-metragem de Santiago Grasso, 2008, 7') 

"CABRA MARCADO PARA MORRER" (Eduardo Coutinho, 1984, 119') - projeção em DCP

 

12/05

"NORMA RAE" (Martin Ritt, 1979, 110’) 

após o filme, exibiremos um curta-metragem surpresa

 

19/05

"VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI" (Ken Loach, 2019, 100’)

após o filme, exibiremos um curta-metragem surpresa

 

26/05

"MAIORIA ABSOLUTA" (curta-metragem de Leon Hirszman, 1964, 20’) 

"O HOMEM QUE VIROU SUCO" (João Batista de Andrade, 1981, 97') - projeção em 35mm

 

02/06 - SESSÃO EXTRA

"MISSÃO EM MOSCOU" (Michael Curtiz, 1943, 124’) 

 

Todas as sessões começam pontualmente às 19h, a entrada é gratuita!

A retirada dos ingressos acontece uma hora antes do início do filme, diretamente na entrada do cinema.

 

O Cine-Teatro Denoy de Oliveira fica localizado na rua Rui Barbosa, 323 - Bela Vista em São Paulo.

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar