Sintratel Cultural

‘Baiano, brasileiro e universal’, Caetano Veloso faz 80 anos

Um dos grandes criadores da arte brasileira, o músico, cantor e compositor Caetano Veloso comemora 80 anos de idade neste domingo (7), com show gratuito na internet. O especial começa às 20h25 nas páginas e canais da @Globoplay e @Multishow. Autor de uma discografia de 48 álbuns que abrigam um sem-número de clássicos da música popular brasileira, além de escritor e cineasta, o multi-artista é uma das principais referências culturais do país

Baiano de Santo Amar, na região do Recôncavo, o quinto filho de seu Zezinho e dona Canô, Caetano Veloso tem entre seus irmãos outro grande nome da arte brasileira, a cantora Maria Betânia, quatro anos mais jovem do que ele.

Atualmente, ele já acumula também mais de meio século de carreira musical, do samba-canção ao rock, do tango ao reggae, da experimentação mais radical ao sucesso brega. Já faz quase 55 anos que o jovem Caetano Veloso entrou no palco do festival da TV Record para cantar Alegria, Alegria, momento inesquecível da vida do artista.

Foi também naquele ano que foi lançada sua primeira participação em um LP. O nome do disco é Domingo em dupla com Gal Costa. Em seu disco seguinte, em colaboração com outros músicos da vanguarda da MPB da época, Caetano inaugurava a chamada Tropicália, movimento que iria abalar as bases da nação e seguir reverberando, décadas mais tarde. Ao seu lado estavam nomes Gilberto Gil, Tom Zé, Torquato Neto, Os Mutantes, Rogério Duprat e Gal Costa, entre outros.

Vanguarda e ditadura
O movimento cultural de vanguarda que se mesclou a outras tendências musicais da época, como a bossa nova e a jovem guarda, o rock e o samba. Interagindo com essas tendências e superando-as, a Tropicália representou uma revolução na música popular e na cultura brasileiras. O movimento tropicalista chegou a ter um programa de auditório intitulado Divino, Maravilhoso, na extinta TV Tupi. Em 1968, compôs É Proibido Proibir, que o fez ser vaiado durante o 3º Festival Internacional da Canção (FIC), da TV Globo.

Desde o início da sua carreira, Caetano sempre demonstrou posição política contestadora, e com isso ganhou a inimizade da ditadura civil-militar, inclusive tendo canções censuradas. Em 27 de dezembro de 1968, ele e Gilberto Gil foram presos sob a acusação de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira, e só seriam libertados em 19 de fevereiro. Em julho, depois de dois shows de despedida em Salvador, ambos seguiram para o exílio, na Inglaterra

O disco Transa (1972) representou seu retorno ao país após o período em Londres. Em 1976, uniu-se a Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia para formar os Doces Bárbaros, grupo influenciado pela temática hippie dos anos 1970, lançando um disco ao vivo, Doces Bárbaros, e saindo em turnê.

Carreira madura
Na década de 1980, lançou os discos Outras Palavras; Cores, Nomes; Uns e Velô, e, em 1986, participou de um programa de televisão com Chico Buarque, na Globo. Na década de 1990, escreveu o livro Verdade Tropical (1997). Entre os trabalhos musicais, destaques para Fina Estampa, Circuladô, Tropicália 2 (com Gilberto Gil) e Livro.

Ganhou o Prêmio Grammy em 2000, na categoria World Music. Com o disco A Foreign Sound, cantou clássicos norte-americanos. Em 2006, lançou o álbum Cê, fruto de sua experimentação com o rock e o underground. Unindo estes gêneros ao samba, Zii e Zie, de 2009, manteve a parceria com a Banda Cê, que se encerrou no disco Abraçaço, de 2012.

Caetano Veloso tem canções em trilhas sonoras de filmes como Hable con Ella, de Pedro Almodóvar e Frida, de Julie Taymor, além de em telenovelas de grande sucesso, como Tieta, que foi exibida pela Rede Globo entre 1989 e 1990. Foi eleito pela revista Rolling Stone o quarto maior artista da música brasileira de todos os tempos pelo conjunto da obra.

O artista se firmou também no cenário cultural como grande intelectual, com opiniões densas e polêmicas sobre temas brasileiros e mundiais. Recentemente, declarou que passou a considerar o socialismo com um novo olhar, depois de conhecer as opiniões do cientista político e filósofo marxista-leninista italiano Domenico Losurdo.

Ato convocado por Caetano Veloso em Brasília reúne milhares contra o ‘Pacote da Destruição’. Assista
Por tudo isso, Caetano é um dos artistas brasileiros de maior sucesso e influência desde a década de 1960, uma das figuras mais importantes da música popular brasileira e considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século.

Família Caetano Veloso em festa
Quase seis décadas depois de sua estreia como cantor e compositor, Caetano comemora seus 80 anos com uma live na sua própria casa, ao lado dos três filhos, Moreno, Zeca e Tom, e da irmã Maria Bethânia.

No seu perfil em redes sociais, Caetano comentou a realização da live: ”O mais importante é ter Maria Bethânia, Moreno, Zeca e Tom comigo no palco. Meus filhos e eu agimos como uma banda modesta, mas com luz própria. E enfrentamos o desafio de acompanhar Bethânia”. O repertório do show será composto por músicas de diferentes momentos da trajetória do cantor e compositor.

Uma grande quantidade de mensagens e manifestações sobre os 80 anos de Caetano Veloso foram publicadas nas redes sociais pelo país.

Confira algumas:

 

 

 

 

 

Fonte: Rede Brasil Atual

 

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar