Sintratel Cultural

Nesta semana, o Itaú Cultural recebe três espetáculos teatrais. Com entradas gratuitas, já tem montagem que poderá ser vista a partir desta quinta-feira (30). Duas das peças, “Portar(ia) Silêncio” e “A Invenção do Nordeste”, encerram a programação do “Maio dos Sertões”, que reuniu atividades em celebração à cultura da região.

Traçando um paralelo entre as recordações de migrante de João Bastista Júnior, que atua e assina a peça, “Portar(ia) Silêncio” é encenada nesta quinta e sexta (31). O espetáculo lança luz sobre o processo de desterritorialização sofrido pelos que deixaram o Sertão e reflete sobre o migrante que existe dentro de cada indivíduo.

Já em “A Invenção do Nordeste”, o potiguar Grupo Carmin leva ao palco uma reflexão a partir da obra “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”, de Durval Muniz de Albuquerque Jr. Na peça, a desconstrução da imagem estereotipada do Nordeste e da população da região é colocada em cena. A montagem estará em cartaz no sábado (1°) e domingo (2).

Terceiro espetáculo que passa pelo espaço nesta semana, também no próximo sábado e domingo, “A Hora e Vez” parte do conto “A Hora e Vez de Augusto Matraga”, de João Guimarães Rosa, para contar a história de um homem que foi dado como morto e que tem sua vida transformada. A adaptação do texto foi feita pelo ator Rui Ricardo Diaz, que também atua na peça.

Portar(ia) Silêncio

30 (quinta) e 31 de maio (sexta), às 20h

Classificação indicativa: 14 anos

Grátis

A partir de vídeos, entrevistas e atuação presencial, o espetáculo dá luz às experiências de migração de nove nordestinos que trabalham como porteiros de edifícios em São Paulo, personagens que encontraram na metrópole paulista o destino de seus sonhos, apesar de suas atividades profissionais refletirem a condição daquele que apreende o mundo através do silêncio e da invisibilidade.

A Invenção do Nordeste

1° de junho (sábado), às 20h; e 2 de junho (domingo), às 19h

Classificação indicativa: Livre

Grátis

Na trama, um diretor é contratado por uma grande produtora para selecionar um ator nordestino que possa interpretar um personagem de mesma origem. Durante o tempo da preparação do elenco, os dois atores finalistas, vindos do Rio Grande do Norte, passam a refletir a respeito da existência ou não de apenas uma identidade nordestina.

A Hora e Vez

1° de junho (sábado), às 21h; 2 de junho (domingo), às 20h

Classificação Indicativa: 16 anos

Grátis

Nhô Augusto é dado como morto depois de uma emboscada. A vítima acaba sobrevivendo ao atentado e decide viver longe da cidade de Murici. Depois de anos recluso, Augusto deixa o local e acaba chegando em Arraial do Rala-Coco, onde reencontra um amigo antigo: um poderoso cangaceiro que será decisivo para o desfecho da trama.

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar