Saúde

Frente às irregularidades denunciadas pelos trabalhadores da Adventus ao Sindicato, principalmente a dispensa de cerca de 15 trabalhadores(as) sem homologação e pagamento das verbas rescisórias, o Sintratel entrou com ação na justiça do trabalho.

Em nome de todos os e trabalhadores envolvidos, o Sindicato solicitou o bloqueio de verbas a receber pela empresa, com o objetivo de destiná-las ao pagamento dos direitos sonegados aos trabalhadores(as).

O Juiz decidiu convocar a Adventus para audiência, para poder decidir sobre o arresto. O Sintratel sustentará na justiça a necessidade do bloqueio, tendo em vista a situação da empresa e a possibilidade concreta dela não efetivar o pagamento.

Dados do processo contra a Adventus para os trabalhadores consultarem:

1ª Vara do Trabalho de Guarulhos

Processo nº   1002139-41.2015.5.02.0311

Outras irregularidades

Aos trabalhadores demitidos, a empresa havia proposto redução de cargo e de salário para mantê-los, o que é proibido por lei. Frente à negativa dos trabalhadores, a empresa os demitiu sem efetuar a rescisão dos contatos e pagar os direitos

Além disso, a empresa está atrasando frequentemente o pagamento do Vale Transporte e do Vale Alimentação para seus empregados.

Para completar as maldades, os gestores da empresa reuniram os trabalhadores para afrontar o Sindicato.

Em manifestação da Campanha Salarial na entrada da empresa, os dirigentes do Sindicato orientaram os companheiros da Adventus quanto a seus direitos. Na reunião, os gestores falaram mal do Sindicato e tentaram persuadir os trabalhadores a não seguirem suas orientações e ficarem contra a entidade representativa, negando seu papel sindical de ferramenta do trabalhador para defender seus direitos.

Isso configura prática antissindical, que também é proibida pela legislação e passível de processo e punição.

O Sindicato encaminhou notificação ao Ministério do Trabalho para realização de Mesa Redonda de Negociação para resolver o problema, e paralelamente acionou o Judiciário, como descrito acima, para preservar os direitos rescisórios dos trabalhadores desligados.

Também já comunicou a NET sobre o que está ocorrendo na Adventus, para não só fiscalizá-la, como para responsabilizar-se pelos direitos sonegados, uma vez que os trabalhadores prejudicados prestam serviço para a NET.

TMKT POA 028

TMKT POA 018