Saúde

Especialistas defendem treinamento de equipes médicas para que saibam associar reclamações de pacientes, como dores e distúrbios do sono, a sintomas de quadro depressivo


Tristeza não é o primeiro tampouco o sintoma mais comum. A perda de prazer em realizar atividades antes consideradas agradáveis, sim. O desânimo e o cansaço, também. Em seguida, vêm os descompassos nos padrões de sono, as dores musculares, as cefaleias, as alterações gastrointestinais.... Em sofrimento, o paciente procura ajuda. Os médicos pedem alguns exames e, quando não há um diagnóstico de depressão, receitam os medicamentos para o alívio daquelas outras queixas específicas. Dessa forma, sem o acompanhamento especializado, a depressão muitas vezes pode seguir sem ser diagnosticada.

Por falta de treinamento, os médicos generalistas e especialistas não psiquiatras, tanto do sistema público como do setor privado, muitas vezes não associam as aflições orgânicas do paciente a sintomas somáticos de um quadro depressivo. Em geral, o primeiro diagnóstico só acontece depois de quatro anos e meio do início do episódio, apontam estudos do Medicaid, o programa de saúde social dos Estados Unidos. "Podemos estender esse dado para o Brasil", diz o médico Frederico Garcia, professor do departamento de psiquiatria e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Mas provavelmente nossos indicadores são piores." É muito tempo.

Deixada a seu próprio curso, a depressão progride de forma crônica e recorrente. O primeiro evento aumenta em 50% os riscos de recaída. Depois do segundo, essa probabilidade sobe para 70% a 80%. E, com o terceiro, chega a 90%1. "Além disso, os episódios tendem a ficar mais longos", explica o psiquiatra Frederico, citando estudos americanos sobre a evolução da doença em grupos que recusam cuidado médico, por questões religiosas, por exemplo. Se a primeira crise dura de seis a 12 meses; a segunda, tende a se estender por dois anos, e a terceira, por até três.

Do ponto de vista fisiopatológico, a doença destrói as conexões neurais e, a cada episódio, mais e mais neurônios morrem, agravando os sintomas do transtorno e dificultando seu manejo. Um perigo é o quadro evoluir para a depressão resistente ao tratamento (DRT), avalia a médica Fabiana Nery, professora adjunta de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O transtorno resistente já dispõe de tratamentos eficazes. Ele acontece quando o paciente sofre episódios de moderados a graves e não responde ao uso de dois antidepressivos, de classes diferentes, por dose e tempo adequados. "Como inicialmente não responde aos remédios, o paciente fica com a sensação de que a vida dele é aquela mesmo, que não há nada a se fazer", completa o professor da UFMG.

Entre 251 e 310 milhões de pessoas no mundo2 são vítimas da depressão. Até 2030 deve se tornar a doença não transmissível mais frequente do planeta, ultrapassando os distúrbios cardiovasculares e o câncer3. De caráter sistêmico, o transtorno tem altas taxas de morbidade e mortalidade. "Na vigência de um episódio depressivo, piora em duas vezes a gravidade de outras doenças, como diabetes e hipertensão", lembra a psiquiatra Fabiana.


Tanto pelo impacto da doença em todo o organismo quanto pelo risco de suicídio, segundo o professor da UFMG, a depressão, sem o acompanhamento adequado, diminui a expectativa de vida de seus portadores de seis a dez anos, em comparação à da população em geral. Por isso é tão importante a atuação dos psiquiatras para que encontrem medidas rápidas para mudar esse desfecho. Tal cenário deve ser observado pelo sistema de saúde com a devida urgência no que diz respeito à oferta de tratamentos e a rede assistencial.

"O paciente depressivo é uma pessoa que sofre muito, vive menos e com menos qualidade de vida do que poderia viver se não tivesse o transtorno", resume o médico Frederico. Menos de 50% dos doentes estão em tratamento, pontua Fabiana, e destes, apenas dois em cada dez estão bem assistidos.

Há de se levar em conta ainda os impactos econômicos da depressão, primeira causa de incapacidade no mundo. Apenas no Brasil, os custos diretos e indiretos com a doença chegam a 63,3 bilhões de dólares anuais – o segundo maior do mundo, depois dos Estados Unidos4. Uma pessoa sem o transtorno falta, em média, seis dias de trabalho por ano por algum problema de saúde. O depressivo, 21 dias (veja o infográfico ao lado).

É por isso que, frente a um transtorno altamente prevalente, com impactos socioeconômicos tão profundos, os especialistas insistem na importância do diagnóstico precoce. Porque depressão tem controle. "Mesmo nos casos de diagnóstico tardio, com o tratamento adequado, é possível evitar novos episódios e garantir ao paciente uma vida absolutamente normal, como a de qualquer pessoa sem a doença", frisa a professora da UFBA. A detecção da doença em estágios iniciais pressupõe uma série de iniciativas, como treinar os médicos generalistas e especialistas não psiquiatras ou levar o tema da saúde mental para as escolas infantis, como acontece na Dinamarca e na Noruega.

Nesse movimento, é imprescindível derrubar os estigmas que ainda cercam a depressão, apesar de todas as conquistas da medicina. E só se consegue isso falando abertamente sobre o assunto. É preciso falar, falar muito. O transtorno é uma doença como qualquer outra. Ninguém tem vergonha de se assumir hipertenso ou diabético. Qual é, então, o problema em ter depressão? Enquanto persistir o preconceito em relação aos medicamentos psiquiátricos ou houver gente achando que aprendeu a conviver com o transtorno, também não se irá muito longe. "Antidepressivo não vicia, nem muda a personalidade de ninguém", insiste Fabiana. "E ninguém tem de se habituar à doença. Tem, sim, de ser tratado e resgatar o controle da própria vida."

 

Referências:

  1. "O impacto da depressão"

https://www.abrata.org.br/o-impacto-da-depressao/

  1. "Depression rates by country – 2022"

(https://worldpopulationreview.com/country-rankings/depression-rates-by-country)

  1. "Depression and other common mental disorders – Global health estimates"

(https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/254610/W?sequence=1)

  1. "Global patterns of workplace productivy for people with depression: absenteeism and presenteísmo costs acrossa eight divrese countries"

(https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27667656/)

Fonte: Folha de SP

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar