Saúde

Duas datas no mês de Abril são de extrema importância para os trabalhadores e todo o mundo do trabalho, pois se relacionam à questão de saúde, essencial para todos os seres humanos.

Saude 1Nos dias 07 e 28 são celebrados o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, respectivamente.

Para os trabalhadores em telemarketing esses dois dias são fundamentais e merecedores de atenção e reflexão. O motivo está na realidade vivida no setor e na especificidade do trabalho executado. Entre os problemas de saúde mais graves que ele gera estão os transtornos da voz, síndromes do pânico e burnout, problemas osteomusculares e as LER/DORT, dentre outras doenças que surgem nos ambientes, dependendo do nível de pressão e sobrecarga.

São muitos os riscos que os trabalhadores em telemarketing correm no exercício de sua profissão. É por isso, inclusive, que a jornada de 6h/dia (36h/semanais) foi uma das primeiras e principais lutas da categoria, encabeçada pelo Sintratel.

A conquista dessa jornada está relacionada à carga de trabalho e demandas das funções executadas no setor de telemarketing. O desgaste físico e psicológico nos trabalhadores é profundo, e para ser evitado precisa de ação consciente e humana das empresas. Ele se dá a partir da concentração exigida, do desgaste emocional gerado pelo contato pessoal com cientes nem sempre amistosos, do desgaste físico e mental gerado pela pressão por metas e excelência no trabalho, e muitas vezes pela pressão extra impostas por chefias repressoras e assediadoras.

A Síndrome de burnout é um dos problemas mais graves de saúde que acomete os trabalhadores da categoria.

O acúmulo de tarefas, as pressões do ambiente, das relações de trabalho e das chefias, as cobranças excessivas, a pressão por metas, entre outros fatores, podem levar ao estresse prolongado e intenso e chegar ao ponto de corpo e a mente terem como um curto-circuito.

Um cansaço devastador revela falta absoluta de energia. Todas as reservas do trabalhador estão esgotadas. No lugar da motivação para o trabalho, estudo e vida pessoal surgem irritação, falta de concentração, desânimo, sensação de fracasso. Trata-se de uma doença cruel e de difícil diagnóstico que avança nos locais de trabalho da categoria é precisa ser combatido diariamente.

Saaude 3Em defesa da saúde do trabalhador

No dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Já o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do é celebrado no dia 28 de abril. Essa data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Em 28 de abril nós lamentamos aqueles que morreram. No entanto, as mortes no trabalho também são um lembrete de que todos os níveis de governo são fundamentais para fazer mais por leis de saúde e segurança e vigorosamente julgar violações quando um trabalhador é morto ou gravemente ferido.
É tempo de tratamento justo e igualitário perante a lei para mortes e acidentes de trabalho.