Políticas Sociais

Organização Internacional do Trabalho criou o dia para marcar a luta dos trabalhadores em todo o planeta pelo direito universal à saúde. 

Em defesa da vida
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos. No Brasil, todos os anos morrem cerca de três mil trabalhadores, uma morte a cada duas horas, entre trabalhadores formais, com vínculo celetista, que correspondem mais de 30% da População Economicamente Ativa.

O direito universal à saúde é uma conquista da cidadania brasileira, garantida na Constituição Federal, em seu artigo 196, como “... um direito de todos e um dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas...”. A Saúde do Trabalhador está contemplada no âmbito deste direito no art. 200 da Constituição Federal como competência do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, as questões que associam saúde e trabalho deixam de se relacionar exclusivamente à relação entre trabalhador e empregador, passando a ser também um objeto da Saúde Pública.

BannerSaude-Site

0
0
0
s2smodern

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar